Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Polícia Federal deflagra operação para prender suspeitos do homicídio de adolescente na Terra Indígena Cacique Doble

por Luiz Calderan

Operação "Menés" mobiliza 130 policiais para o cumprimento de 24 ordens judiciais

A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira, 20/03, nova fase da Operação “Menés”, para restabelecer a ordem pública e apurar a autoria e circunstâncias do homicídio de uma menina de 13 anos de idade e a tentativa de homicídio dois jovens indígenas de 15 e 23 anos. Os fatos ocorreram em 14 de dezembro de 2023, motivados pela disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble.

A ação mobiliza cerca de 70 policiais federais e 60 integrantes do Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo para o cumprimento 13 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão — cinco preventivas e seis temporárias —, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, na reserva indígena e na cidade de Cacique Doble.

A onda de conflitos na reserva indígena teve início em agosto de 2022, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente.

A partir de então, uma nova liderança se estabeleceu, composta por integrantes do grupo opositor, que não foi aceita pelos apoiadores do cacique anterior. A disputa pelo poder gerou um conflito permanente, com uma série de crimes praticados pelos dois grupos rivais, como homicídios, tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal e disparos de armas de fogo, ameaças, incêndios criminosos e formação de milícias privadas.

Tamanho foi o nível de insegurança que as aulas e o posto de saúde da comunidade chegaram a ser fechados por um período no ano passado.

O conflito já resultou em três mortos em eventos diferentes, além de várias tentativas de homicídio, sendo um deles o assassinato da adolescente de 13 anos, no final do ano passado, fato que gerou grande comoção social.

A deflagração da Operação Menés é uma reposta do estado para proteção da vida e da pacificação da comunidade indígena, vítima da violência estabelecida pelos grupos que brigam pelo poder na reserva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais