Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Polícia Civil participa de campanha que incentiva mulheres a denunciarem violência em farmácias ao mostrar X na palma da mão

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil poderão pedir socorro junto a farmácias de forma silenciosa e sem chamar atenção de seus agressores. Ao mostrar para o atendente ou farmacêutico um X vermelho na palma da mão - escrito com batom, esmalte ou caneta, por exemplo -, ele irá entender se tratar de uma denúncia e acionará a Polícia Militar.

Com a adesão de quase 10 mil farmácias, a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica é uma idealização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e foi lançada nos canais do YouTube das duas instituições.

A campanha é uma resposta ao crescente número de casos envolvendo violência doméstica durante o período de isolamento social. A perda do emprego, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e a diminuição das condições econômicas em associação à convivência forçada são fatores que contribuem para o aumento das tensões nas relações domésticas e familiares.

Para ela, o contexto dificulta o acesso da vítima a canais oficiais de denúncia ou a pessoas de sua confiança que poderiam ajudá-la. Nesse sentido, essa é uma campanha de caráter humanitário e de solidariedade social, mas muito simples, pois basta um X vermelho na mão da vítima para que outra pessoa compreenda a situação.

A Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) na Região Sul e coordenadora do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra Mulher, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, também participou do lançamento da campanha. Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, Nadine celebra a iniciativa. "É preciso diminuir o número de casos subnotificados (aqueles que não chegam ao conhecimento da Polícia) e ampliar as formas de combate à violência doméstica, de maneira simples e desburocratizada, assim como nos mostra a campanha", elogia.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais