Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Brigada Militar emite alerta para golpes pelo celular

por Rudimar Galvan

Dicas de como agir orientam a comunidade

Foto: Divulgação

Cada golpe possui características próprias, mas geralmente todos compartilham objetivos e métodos comuns. Com novos tipos de golpes surgindo constantemente, é importante estar preparado para o inesperado e prestar atenção ao que está sendo solicitado.

Golpes de qualquer natureza geralmente exploram as emoções e buscam criar confiança. Algumas motivações emocionais por trás dos golpes podem incluir:

- Urgências ou ameaças que aumentam a predisposição para agir rapidamente. Se sentir medo ou preocupação com possíveis consequências por não agir, pare e faça perguntas. Qualquer pessoa respeitável responderá às suas perguntas e permitirá que você verifique se as alegações são reais. Os golpistas aumentarão a pressão. Temas comuns que geram a sensação de urgência incluem dívidas, descontos de impostos ou alegações de crimes.

- Empatia resultante de um pedido para ajudar outras pessoas necessitadas, tornando mais difícil recusar. Os golpistas podem fingir fazer parte de uma instituição de caridade ou outra causa social. Eles podem tentar enganar você usando um desastre natural recente ou outra questão atual como parte da história.

- Promessas incríveis que motivam você a fazer o que o golpista está pedindo em troca de uma recompensa. Alguns exemplos podem incluir a alegação de que você é o ganhador de um brinde ou que ganhou um enorme desconto em um pacote de férias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais