Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Operação contra “consórcio” de facções para importar drogas é realizada no Estado e em Passo Fundo

por Rudimar Galvan

São cerca de 500 agentes para cumprir 375 ordens judiciais

Mobilização das PC para cumprir mais de 300 ordens judiciais.
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma grande operação contra o tráfico internacional de drogas está em andamento nesta manhã pela Polícia Civil gaúcha. A “Operação Consortium” foi coordenada pelos delegados Borges, da 3ª Delegacia do Denarc, e Nonnenmacher, da DLRD do mesmo departamento, abrangendo Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Estância Velha, Novo Hamburgo, Tramandaí, Viamão, Canoas, Soledade, Pelotas, Passo Fundo e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, além de municípios de Santa Catarina e Paraná.

A ofensiva teve apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de vários departamentos da polícia gaúcha, além da Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e polícias catarinense e paranaense.

A polícia apurou que as facções criminosas no Estado, mesmo praticamente em guerra na disputa por territórios, se uniram em um “consórcio” para importar maconha do Paraguai para vender no Estado.

Segundo a polícia, este esquema trazia até seis toneladas da droga por mês ao Estado, escondendo em sítios de várias cidades próximas de Porto Alegre. Depois disso, os integrantes do consórcio pegavam suas partes já encomendadas com antecedência e distribuíam para depósitos menores e, em seguida, para os pontos de venda.

Para desarticular o esquema apurado pela 3ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), foram reunidos nesta segunda-feira (12) cerca de 500 agentes para cumprir 375 ordens judiciais — sendo 20 de prisão — nos três Estados da Região Sul. Além do tráfico de drogas, a lavagem de capitais também é alvo da Operação Consortium.

Estão sendo apreendidos imóvel e veículos de luxo, além do bloqueio de mais de 90 contas bancárias. Esta parta da apuração, que levou um ano, foi feita pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DLRD) do Denarc.  Em Passo Fundo houve uma busca nesta manhã, porém, sem prisões.

*Polícia Civil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais