Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Tratamento do melanoma no SUS é tema de consulta pública

Baixar Áudio por Ricardo Silva

O médico oncologista, Dr. Alexei Peter Dos Santos, falou sobre o assunto

No mês de conscientização do melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, o governo avalia a atualização das diretrizes de diagnóstico e tratamento da doença no sistema público de saúde, por meio da Consulta Pública n° 33.

As Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas são documentos baseados em evidências científicas que visam nortear os médicos sobre as melhores condutas terapêuticas para seus pacientes. Quanto mais opções de tratamentos constarem da DDT, mais chances de os pacientes receberem o tratamento adequado para cada caso.

O programa Temática da Tua Rádio Cacique ouviu na manhã desta terça-feira, 31 de maio, o médico oncologista, diretor científico da Educare Brasil e membro do Conselho de Gestão do Projeto Camaleão, Dr. Alexei Peter Dos Santos, defensor do debate.

A nova Diretriz de Tratamento de Melanoma, propõe a inclusão no SUS, de novos medicamentos da classe de imunoterápicos para tratamento de doença avançada, o que se traduz em enorme avanço para pacientes que necessitam desta terapia. Entretanto alguns outros medicamentos de extrema importância, chamados de terapia alvo, ficaram fora da proposta de inclusão do Ministério da Saúde.

As contribuições podem ser enviadas até o dia 8 de junho pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e serão avaliadas pela Secretaria-Executiva do órgão. Após a análise prévia já realizada em 2021, a Conitec recomendou apenas a incorporação das imunoterapias, deixando de fora a incorporação no sistema público das terapias-alvo, medicações com comprovação de eficácia e segurança superior ao tratamento padrão atualmente disponibilizado hoje pelo SUS.

É possível acessar a Consulta Pública n° 33 pelo link https://bit.ly/3sTL6Qb

Mais detalhes sobre a campanha " A Luta é Por Todos" estão em www.alutaeportodos.com

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais