Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Secretaria da Saúde disponibiliza transporte aos pacientes do CAPS

por Rudimar Galvan

São atendidos com o serviço de transporte os pacientes que possuem um plano terapêutico individualizado

O CAPS de Lagoa Vermelha atende diariamente cerca de 10 pacientes na categoria intensivo e semi-intensivo.
Foto: Divulgação/CAPS

Desde a metade de maio, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar transporte aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Um serviço inédito na Saúde Municipal, o transporte possibilidade a continuidade e a retomada do tratamento daqueles pacientes que estavam afastados.

“No ano passado conseguimos um espaço físico com conato com natureza, esporte, cancha de bocha, campo de futebol areia. Mas a questão a localização dificultou, então começamos a planejar uma solução”, explicou a coordenadora do CAPS, a assistente social Paula Castilhos.

Paula explica que alguns pacientes acabam tomando medicações específicas e precisam de acompanhamento, ou outros não possuem condições nem familiares que possam os acompanhar. Então, a solução foi montar uma rota de acordo com a demanda, em que os pacientes aguardam o transporte do Município em um determinado local.

São atendidos com o serviço de transporte os pacientes que possuem um plano terapêutico individualizado formulado pela equipe do CAPS. Cada frequentador possui uma carteirinha de identificação e segue as orientações do roteiro, com horários específicos de ida e volta.

O secretário municipal da Saúde, Eloir Morona fala sobre a importância de disponibilizar o transporte. “Não adianta termos um espaço adequado se os pacientes não tiverem acesso. Disponibilizar o transporte também faz parte do tratamento de saúde.”

A coordenadora do CAPS ressalta ainda que, além de permitir a continuidade do tratamento, o transporte também está possibilitando o retorno de pacientes que haviam interrompido. “Conseguimos ter um acompanhamento mais efetivo, acompanhamento semanal, tirar dúvidas, fazer encaminhamentos, ver questões de medicação”, destacou Paula.

O CAPS de Lagoa Vermelha atende diariamente cerca de 10 pacientes na categoria intensivo e semi-intensivo. Além disso, são realizados atendimentos individuais, psicológicos, atendimentos médicos, visitas domiciliares, grupos de psicoeducação e grupos de apoio familiar.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais