Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria de Saúde faz apelo: ''não falte à sua consulta, outra pessoa poderia estar no seu lugar”

Baixar Áudio por Diones Pimentel

O coordenador de transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriel Vieira, e a enfermeira Pâmela Amaral manifestaram grande preocupação com o alto número de faltas

Gabriel Vieira e Pâmela Amaral
Foto: Rudimar Galvan/ Tua Rádio

O coordenador de transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriel Vieira, e a enfermeira Pâmela Amaral manifestaram grande preocupação com o alto número de faltas registradas em consultas e transportes da área da saúde em Lagoa Vermelha. Segundo Gabriel, desde a reorganização da logística do transporte, foi feito um levantamento que revelou um dado alarmante: mais de mil ausências em consultas de média e alta complexidade somente neste ano. “Essas faltas representam um desperdício de recursos públicos e, principalmente, tiram a oportunidade de outras pessoas que aguardam há meses ou até anos por um atendimento”, destacou o coordenador, pedindo o apoio da população para reduzir esses índices.

A enfermeira Pâmela Amaral reforçou a importância da conscientização e responsabilidade dos pacientes. Apenas em setembro, foram registradas 600 faltas nas consultas das unidades básicas, o que reflete diretamente na fila de espera e na qualidade do atendimento. “Quando uma pessoa falta, ela está tirando a vaga de outra que poderia estar sendo atendida. E o pior é que, no caso de exames e consultas especializadas, a espera é longa e todo o processo de agendamento precisa ser refeito”, explicou. Pâmela ressaltou ainda que o município oferece diversas formas de agendamento e cancelamento, seja por telefone, presencialmente ou via agentes de saúde, e que o problema não é desmarcar, e sim não avisar.

Gabriel Vieira detalhou como funciona a logística do transporte de pacientes para cidades como Passo Fundo e Tapejara. Ele relatou que a Secretaria organiza as viagens conforme a demanda, utilizando ônibus e micro-ônibus terceirizados. “Quando as pessoas não aparecem, o prejuízo é grande. Às vezes acionamos um ônibus maior para atender 28 pacientes, mas no dia aparecem apenas 21. Isso gera custo desnecessário e impede que outros pacientes possam ser atendidos”, lamentou.

O coordenador também informou que há um número de plantão (99688-7088) para que os pacientes possam avisar caso não consigam comparecer, permitindo reorganizar as viagens e evitar desperdícios. Por fim, tanto Gabriel quanto Pâmela fizeram um apelo à população de Lagoa Vermelha para que haja mais comprometimento e empatia. “Precisamos entender que saúde é responsabilidade de todos. Quando alguém falta sem avisar, prejudica não só o município, mas também o próximo que está esperando com dor em casa”, afirmou a enfermeira. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais