Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Representantes dos hospitais da região debatem efeitos dos cortes de recursos financeiros para a área da saúde

por Rudimar Galvan

Evento foi em Tapejara

Valdir Gelain, administrador do Hospital São Paulo também participou.
Foto: Daiane Crestani

Representantes de hospitais da região Norte se reuniram para debater a crise na saúde. A situação na qual estão inseridas as instituições de saúde, como consequência do corte de recursos da Secretaria da Saúde do Estado, além de dívida existente referente a serviços prestados aos Hospitais Filantrópicos, Santas Casas, Prefeituras e outros prestadores foi o tema do encontro realizado no Hospital da Cidade em Passo Fundo.

A preocupação com os repasses e manutenção dos atendimentos através do Sistema Único de Saúde foi debatida por 11 entidades da região Norte do Estado, que passam a realizar encontros bimestrais. O diretor administrativo do Hospital Santo Antônio de Tapejara, Ildo Costella, destacou a importância da discussão coletiva entre as entidades. “Isso nos ajuda muito em termos unicidade de diálogo entre a nossa região para que a gente possa enfrentar os problemas conjuntos, problemas macro, que são de ordem hospitalar. Hoje nós não temos representação legal dentro da nossa região”, completou.

O próximo encontro será realizado no dia 23 de setembro no Hospital da Cidade de Passo Fundo. Podem participar representantes de instituições de saúde da região. “Estes encontros acabam fortalecendo a gestão dos hospitais, porque trazem muitos assuntos que os outros estão trabalhando em suas regiões. Só fortalece a nossa rede e nos fortalece também como gestão”, ressaltou o administrador do Hospital de Caridade de Carazinho, Felipe Sohne.

O encontro realizado em Passo Fundo reforçou o comprometimento das instituições de saúde da região na busca de ações de enfrentamento à crise.“O nosso maior problema é o atraso de repasses do Governo do Estado. Falta um calendário de pagamentos por parte do Estado aos municípios, falta o comprometimento com o governo estadual principalmente em honrar os contratos existentes, este é o nosso maior objetivo”, enfatizou Adairto Forti, administrador do Hospital Frei Clemente de Soledade e do Hospital São João, da cidade de Arvorezinha.

            O grupo de trabalho amplia a representatividade da região Norte para negociações com o Governo do Rio Grande do Sul e prestadores de serviço. “Essa primeira reunião vem para fortalecer o grupo, para a gente estar alinhados para negociar questões como convenções coletivas, contratos com o Estado e até mesmo as questões relacionadas aos nossos prestadores” afirmou Adairto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais