Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Médico Otorrino fala das sequelas da Covid-19 no olfato e paladar

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi
Médico lagoense, Nédio Atoline Junior - Otorrinolaringologista
Foto: Divulgação/Facebook

O sintoma mais relatado pelas pessoas que contraíram a covid-19 é a perda do olfato e paladar. Em entrevista ao programa Conectado, na manhã desta quarta-feira (27), o médico Otorrino, Dr. Nédio Atoline Junior esteve falando sobre o assunto.

Conforme o médico, o problema muito comum durante a infecção pelo vírus se dá através da inflamação do nervo olfativo, resposta imunológica do organismo para combater o coronavírus.

Existem alguns tratamentos para o problema, o uso de medicamentos como corticoides e treinamentos de olfato são algumas opções.

Entre as sequelas relacionadas a perda do olfato e paladar, está o retorno desses sentidos de maneira distorcida. Segundo o médico, essa distorção de sabores e odores são conhecidas como cacosmia e fantosmia.

Ainda não é possível saber se o paciente irá recuperar totalmente esses sentidos. Existe possibilidade em alguns casos do dano ser permanente. Por isso é importante buscar tratar o problema logo no início. 

Um site foi criado pela Organização Mundial da Saúde - OMS, com objetivo de passar informações relacionadas as possibilidades de tratamento para pacientes com sequelas olfatórias. Site.  Ouça a entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais