Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pediatra demonstra preocupação com elevado número de crianças com sintomas gripais

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Em Lagoa Vermelha, um menino de oito anos precisou ser entubado

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

O médico pediatra, Dr. Rangel Vinicius Tessaro Guedes, demonstrou preocupação com elevado número de crianças com sintomas gripais, quando concedeu entrevista à Tua Rádio Cacique na manhã desta quinta-feira, 26 de maio. Conforme ele, em 2022, o aumento de pacientes com esse quadro aumento cerca de 30%, em relação aos outonos passados.

Recentemente, em Lagoa Vermelha, um menino de oito anos foi inteirado em UTI. A criança, que possui comorbidades, precisou de entubação. Tessaro Guedes também informou que a rede de leitos está saturada e houve dificuldade para internação do paciente lagoense.

 “No dia que a gente conseguiu a transferência desse paciente, só na região, existiam cinco crianças que estava nos seus hospitais locais que necessitavam de um leito de UTI. Nós tínhamos só um leito disponível na região”, conta.

Diante da possibilidade de agravamento do quadro de saúde, o médico recomendou atenção aos sinais de aleta, como o esforço respiratório; sonolência excessiva, mesmo sem febre; recusa de alimentos de maneira abrupta; chio ou respiração ofegante. Nestes casos a procura de atendimento deve ser imediata.

O número elevado de crianças gripadas pode ter relação com o vírus causador de bronquiolites e o fato da baixa exposição a esses microrganismos, em razão do isolamento durante a pandemia. O médico explica que do zero aos três anos, 90% das crianças terão contato com o vírus.

Rangel Vinicius Tessaro Guedes recomendou o uso de máscaras nas escolas e isolamento das crianças doentes. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais