Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Passo Fundo: empresa apontada como foco de coronavírus é interditada

por Ricardo Silva
Foto: Divulgação

A planta da JBS em Passo Fundo, foi totalmente interditada, por tempo indeterminado, após o encerramento de fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia. O termo de fechamento da empresa foi emitido na tarde desta sexta-feira (24) pelos auditores fiscais do trabalho que atuam na inspeção da planta há três dias.

O motivo da interdição é o fato de o frigorífico ter se tornado um foco de coronavírus, com 19 trabalhadores testados positivos para a doença. Além disso, dois familiares desses empregados infectados morreram por força da covid-19. Há pelo menos 15 outros trabalhadores sob suspeita de terem contraído o vírus.

A empresa pode recorrer à Superintendência Regional do Trabalho, mas a ação não gera efeito suspensivo. A JBS ainda pode buscar recursos na esfera judicial.

Em a nota, a JBS diz ter adotado todas as medidas de segurança e prevenção de cada um dos seus colaboradores das fábricas, centrais de distribuição e escritórios. E que “confia” que as atividades em Passo Fundo “serão retomadas brevemente”. 

Leia a nota:

A JBS tem adotado  todas as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção de cada um dos colaboradores das suas fábricas, Centrais de Distribuição e escritórios. Incluem-se nessas medidas: desinfecção diária e periódica das instalações, medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade, afastamento de pessoas do grupo de risco, inclusão de novos EPIs como máscaras acrílicas, obrigatoriedade do uso de máscaras para 100% dos colaboradores incluindo a área administrativa, medidas de distanciamento social, vacinação contra gripe H1N1, entre outras ações.

Todas as medidas seguem as determinações dos órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, além de cumprir integralmente o protocolo da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia). Adicionalmente, a empresa contratou e está em total conformidade com as orientações das consultorias de renomados médicos e especialistas  sobre as práticas adotadas.

A Companhia esclarece ainda que adota protocolos detalhados e específicos e, no caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, é prestado imediato atendimento com total apoio a ele e seus familiares até seu pronto restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado de suas atividades e com acompanhamento integral. Além disso, a empresa inclui como procedimento-padrão a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha em caráter adicional.

A proteção dos seus colaboradores tem sido o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. Continuaremos pautados por esse princípio e confiamos em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente.

 

* ZH e Diário da Manhã

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais