Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Sinal amarelo para o suicídio

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Profissional fala dos sinais que podem indicar o sofrimento psíquico, e como ajudar

Izete da Costa Moura em entrevista à Tua Rádio

O Setembro Amarelo é o mês escolhido no Brasil para que se acenda um alerta sobre a saúde mental. Nesta data, a sociedade é convidada a ampliar o debate a respeito do suicídio e sua prevenção.

A psicóloga especialista em Psicanálise e Filosofia, Izete da Costa Moura, defende que o assunto seja tratado com empatia para com as pessoas que estão em sofrimento psíquico. De acordo com ela, as famílias e amigos devem estar atentos para comportamentos que podem indicar que algo está errado. “As pessoas dão esses sinais”, afirma.

Sintomas como tristeza, desânimo, desinteresse por coisas que antes eram agradáveis, devem ser considerados. É recomendado que se estabeleça um diálogo com pessoas deprimidas, no sentido de oferecer apoio e ajuda.

Alguns acontecimentos, como a separação, perda de emprego, mudanças involuntárias de cidade ou fatos que causem vergonha, podem provocar pensamentos negativos e aumentar o risco de suicídio.

A partir da apresentação desses sinais, a família não deve hesitar também em consultar um profissional, seja psicólogo ou psiquiatra. Ouça a entrevista e saiba de outras recomendações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais