Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Santini integra os debates do Congresso das Misericórdias do Brasil e Portugal

por Diego Girardi

No evento acontece em Salvador, na Bahia

Foto: (Foto: Ederson da Rocha)

Representando a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ronaldo Santini (PTB), representou todas as frentes parlamentares estaduais do segmento. O parlamentar gaúcho fez parte do palco oficial das autoridades na abertura do XI Congresso Internacional das Misericórdias do Brasil e de Portugal.

No evento que acontece em Salvador, na Bahia, entre os dias 23 e 25 de setembro, também está sendo realizado o 25° Congresso Nacional das Santas Casas. A realização é da Confederação das Misericórdias Brasileiras (CMB) e da Confederação Internacional das Santas Casas. Imagem, Gestão e Sustentabilidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil e de Portugal é o tema em pauta.

Autoridades políticas brasileiras, portuguesas e demais países da América do Sul e Europa, dirigentes hospitalares, entre outras personalidades, trocam experiências e discutem o setor filantrópico de saúde, por meio da atuação centenária das Santas Casas de Misericórdia em ambos os países.

Com a coordenação do presidente da Frente Parlamentar Nacional e da Confederação Internacional das Misericórdias, deputado federal Antonio Brito (PTB/Bahia), e do presidente da CMB, Edson Rogatti, o evento aborda diversos temas e ações de intercâmbio entre hospitais e santas casas do Brasil e de Portugal, estabelecidas no congresso realizado em 2014, em Évora/Portugal. “Precisamos instituir no Brasil a qualidade da assistência hospitalar filantrópica de Portugal, numa parceria com o setor público. Os portugueses, por sua vez, querem levar para lá a experiência brasileira na execução do Sistema Único de Saúde (SUS), no atendimento a uma população tão volumosa”, comentou Santini.

Presentes na abertura: prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto (DEM); secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, Agostinho Branquinho, representando o Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho; presidente da Federação das Misericórdias Portuguesas, Manoel de Lemos; Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Krieger; diretora do Ministério da Saúde, Elaine Gianotti; conselheiro Antônio Celso Ayub, do Conselho Federal de Medicina; deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) que preside a Frente Parlamentar estadual da Bahia; secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, representando o governador Rui Costa; secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo; chefe da pasta da saúde no município de Salvador, José Antônio Rodrigues Alves; presidente da Câmara de Salvador, Paulo Câmara; presidente da Frente Parlamentar no Legislativo municipal, vereador Edvaldo Brito (PTB) e demais vereadores; presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão; consulesa de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas; presidente da Federação das Santas Casas do RS, Francisco Ferrer e diretores da entidade Sérgio Valim, Jairo Tessari e Cristiane Paim; provedor da Santa Casa de Porto Alegre, Alfredo Englert; diretor do Hospital da Cidade de Passo Fundo, Lucinei Bohrer.

Já no primeiro dia, palestrantes de renome nos dois países explanaram sobre gestão hospitalar, gerenciamento de crise como preservação da imagem, sustentabilidade financeira, ambiental e social, saúde suplementar e o impacto da judicialização. A quarta-feira apresenta tema relacionado à parceria pública filantrópica como fortalecimento de políticas públicas, cenário da certificação e Prosus, envelhecimento populacional e o impacto na assistência, desafios do setor na inclusão de pessoas com deficiência, cuidados continuados como alternativa para o sistema único de saúde, aplicabilidade da Lei 13.019/14, que estabelece diretrizes para parceria pública filantrópica. Na sexta-feira, ocorre a palestra sobre o cenário nacional e internacional das misericórdias, desafios e oportunidades.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais