Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

HSVP 97 anos: a referência em casos complexos

por Rudimar Galvan

Hospital é referência nacional

Esta quarta-feira, 24 de junho de 2015 é um dia- especial. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo comemora 97 anos de fundação. Foi em 1918 que os Vicentinos uniram forças para construir uma casa de saúde para acolher os doentes da pandêmica Gripe Espanhola. Os princípios vicentinos foram consolidados e impulsionaram o crescimento para o HSVP se tornar hoje, a maior instituição hospitalar do interior do estado. Esta dimensão não se reflete apenas no aspecto físico, mas no conceito, na filosofia de ser um hospital pioneiro, à frente de seu tempo no quesito das novas técnicas e tecnologias. A cada ano que passa o HSVP se torna mais completo, atendendo casos complexos, com resolutividade, humanização e excelência.

Exemplos concretos evidenciam a importância de ser referência em alta complexidade, como a realização da primeira cirurgia de separação das gêmeas siamesas Kerolyn e Kauany Ribeiro do Amaral. Elas foram operadas com 9 meses de idade, no dia 02 de outubro de 2012, e após um ano e 19 dias de internação, receberam alta hospitalar, no dia 19 de fevereiro de 2013. Recentemente, foi realizado o primeiro auto transplante de rim para tratamento de aneurisma da aorta, do Rio Grande do Sul. O paciente Julio Cesar Lampert, 57 anos, de Carazinho, recebeu alta hospitalar no dia 19 de junho.

É crescente o número de pessoas atendidas ano a ano. A área de abrangência é superior a dois milhões de pessoas, provenientes de uma macrorregião (norte e missioneira do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina). Em 2014, o HSVP atendeu pacientes advindos de 471 municípios do estado e de outras federações.

Referência nas áreas cardiovascular, neurocirurgia, oncologia com radioterapia, traumato-ortopedia, nefrologia, terapia nutricional, transplantes (córnea, fígado, rim e tecido ósseo), o Hospital São Vicente de Paulo mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético da região sul do país, que também agregou em sua estrutura o Banco de Tecido Ocular Humano.

A área maternoinfantil está em contínuo crescimento para atender gestantes de alto risco, que necessitam de uma estrutura completa. Aliada a estes recursos, a instituição destaca-se pela competência das equipes multiprofissionais que atuam no Centro Obstétrico, maternidade I e II, CTI Pediátrico Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro.

No Centro de Diagnóstico há uma grande variedade de exames e serviços como Medicina Nuclear, Ultrassonografia, Centro de Imagem da Mama, tomógrafo de 128 canais e ressonância magnética 3 tesla, os quais qualificam e elevam a referência na alta tecnologia.

Para suprir a demanda transfusional, o HSVP possui Serviço de Hemoterapia próprio, que desenvolve permanentemente ações de conscientização para a doação de sangue.

Neste ano, o HSVP instalará 50 novos leitos para internação e iniciará a obra do novo complexo hospitalar, na Rua XV de novembro. O projeto arquitetônico conta com mais de 16 mil m², aonde serão instalados novos serviços nas áreas da saúde, ensino e pesquisa.

Centro formador de profissionais

O Hospital São Vicente de Paulo, desde 2005, é certificado como Hospital de Ensino MEC/MS. Este comprometimento faz a instituição ser consolidada como cenário de prática para alunos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

Neste sentido o HSVP é parceiro da Universidade de Passo Fundo (UPF) para a realização de atividades curriculares na área da saúde. Também é conveniado com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência médica, assim como mantém convênio nos Programas de Residência Médica.

A instituição atua junto ao Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional, nas áreas de Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso.

O HSVP valoriza a formação de técnicos de enfermagem e investe na Escola de Educação Profissional São Vicente, que forma técnicos de enfermagem para atuar no hospital e no amplo mercado de trabalho da enfermagem.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais