Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Estado não aceita recurso e região de Passo Fundo volta para bandeira vermelha nesta terça, dia 24

por Ricardo Silva

Em live através das redes sociais na tarde desta segunda-feira, dia 23 de novembro de 2020, o governador Eduardo Leite falou da situação do Rio Grande do Sul no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas houve um crescimento no número de casos confirmados da doença e de internações em UTI, o que ocasionou o retorno da bandeira vermelha para algumas das regiões COVID do RS. Ele pediu respeito às medidas sanitárias.

No mapa preliminar da 29ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado na sexta-feira (20), a região de Passo Fundo foi classificada com bandeira vermelha. O comitê regional encaminhou recurso pleiteando o retorno à cor laranja, mas o governo deu parecer desfavorável nesta segunda-feira.

Com a bandeira vermelha, o regramento para o funcionamento de atividades que envolvem o público tona-se mais rígido. Mesmo assim, o comércio pode adotar protocolos de bandeira laranja.

Atividades presenciais nas escolas

Conforme regra definida na 28ª rodada pelo Gabinete de Crise, a abertura das escolas e a manutenção das atividades presenciais nos colégios não será interrompida com a classificação da região em bandeira vermelha durante uma semana. É necessário que a região ingresse na segunda semana consecutiva em bandeira vermelha para que as escolas não possam abrir em uma região ou, se já abertas, devam fechar.

As regiões de Novo Hamburgo, Canoas, Ijuí e Capão da Canoa foram classificadas pela segunda semana consecutiva em bandeira vermelha. De acordo com a nova regra, as escolas privadas e públicas deverão interromper as aulas que já estavam ocorrendo ou adiar o retorno, caso ainda não estivessem recebendo alunos de forma presencial.

Vale lembrar que eventos só podem ocorrer em municípios que autorizarem e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

As atividades presenciais nas escolas de Educação Infantil foram retomadas em 8 de setembro. No dia 21 de setembro, foi a vez das instituições de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico, e no dia 28 de outubro, a do Ensino Fundamental. O Ensino Médio estadual iniciou o retorno em 20 de outubro e, no dia 12 de novembro, foi dado início ao retorno do Ensino Fundamental.

RESUMO DA 29ª RODADA

BANDEIRA VERMELHA (8)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Uruguaiana

BANDEIRA LARANJA (13)

Santa Maria (em cogestão)
Guaíba
Lajeado (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Bagé
Taquara (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)


• Clique aqui e acesse o levantamento completo da 29ª semana do Distanciamento Controlado após a análise de recursos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais