Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde intensifica trabalho de alerta à hipertensão e diabetes

por Rudimar Galvan

Atividades em grupos são realizadas nos ESFs

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 22,7% da população brasileira é diagnosticada com hipertensão e 5,6% possui diabetes, entre os tipos 1 e 2. Estima-se que cerca de metade da população com diabetes também sofre de hipertensão, precisando de acompanhamento médico para as duas doenças.

Diante dessa preocupação, a Secretaria da Saúde de Lagoa Vermelha tem desenvolvido um trabalho de alerta por intermédio de palestras organizadas pelas equipes dos ESF’s no município, como a que ocorreu na sexta-feira (19), numa iniciativa do ESF Floresta. O objetivo é conscientizar pessoas diagnosticadas com sobrepeso, glicemia e pressão arterial alteradas, para que melhorem os cuidados com a saúde.

De acordo com a nutricionista Fabiane Dallagnol que abordou o assunto para dezenas de pessoas na sede do CRAS, na tarde de sexta-feira (19), além de obter mais informações sobre os riscos que essas doenças podem provocar, é importante que as pessoas estejam dispostas a mudar seus hábitos alimentares para garantir melhor qualidade de vida.”Esse cuidado é muito importante, independentemente da idade ou classe social. A gente percebeu que tínhamos neste encontro a presença de crianças, adolescentes, adultos e idosos, e isso é bom porque acaba abrangendo praticamente a comunidade em geral” salienta.

A enfermeira Juliana Gnoatto ressaltou a resposta positiva ao chamamento, por parte das pessoas diagnosticadas com alterações no nível de glicemia e pressão arterial, no trabalho voltado especialmente para pacientes da região de abrangência do ESF Floresta. “ Esse monitoramento nos chamou a atenção ao verificarmos um grande número de pessoas com nível de glicose muito acima do normal. Em função disso, resolvemos intervir com essas orientações através de palestras. A intenção é formar grupos para trabalhar a conscientização da prevenção que começa lá na escola a partir dos quatro anos de idade” destaca.

A próxima palestra está marcada para o dia 24 de julho, na sede do CRAS. O evento é destinado à toda comunidade que reside nos bairros vinculados ao ESF Floresta. O mesmo trabalho está sendo realizado em outros ESF’s.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais