Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Alzheimer oferece desafios para pacientes e familiares

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Médica geriatra, Dra. Jaqueline Machado, concedeu entrevista para a Tua Rádio

Foto: Canva

O Alzheimer, uma das formas mais comuns de demência, continua a desafiar médicos, pacientes e familiares. Em entrevista, a médica geriatra Dra. Jaqueline Machado falou sobre essa doença complexa, destacando a importância do diagnóstico precoce e do apoio aos pacientes e suas famílias.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento. Como explicado pela Dra. Jaqueline, o Alzheimer é apenas um tipo de demência, com várias outras causas possíveis para os sintomas de perda de memória e função cognitiva.

Os sintomas iniciais do Alzheimer podem incluir esquecimentos sutis, dificuldade em realizar tarefas cotidianas e mudanças de humor e personalidade. No entanto, como ressaltado por Jaqueline, é crucial não normalizar esses sintomas como parte natural do envelhecimento. O diagnóstico precoce é fundamental e envolve uma avaliação clínica completa, testes cognitivos e, em alguns casos, exames de imagem e laboratoriais.

Embora ainda não haja uma cura para o Alzheimer, medidas podem ser tomadas para retardar sua progressão e melhorar a qualidade de vida do paciente. A médica enfatizou a importância de cuidados especializados, adaptações ambientais para a segurança do paciente e apoio emocional para os familiares que cuidam de pessoas com Alzheimer.

Embora alguns fatores de risco para o Alzheimer, como histórico familiar e envelhecimento, não possam ser modificados, hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença. Evitar o tabagismo, manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente e manter o cérebro ativo através de aprendizado contínuo são medidas que podem contribuir para a prevenção do Alzheimer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais