Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra gripe em Lagoa Vermelha começa em 25 de março

por Rudimar Galvan

O Dia D da Vacinação está marcado para 13 de abril

Foto: Divulgação/Marcelo Bernardes/Ascom SES

A Secretaria Municipal de Saúde estará recebendo nesta semana as doses de vacinas contra o vírus influenza, causador da gripe. A partir do dia 25 de março, todas as Unidades Básicas de Saúde darão início à campanha de vacinação, começando pelos grupos prioritários definidos pela Estratégia de Vacinação de 2024.

O Dia D da Vacinação está marcado para 13 de abril, com planejamento de atividades de mobilização para incentivar a população a procurar os postos de vacinação.

Na segunda-feira, dia 25, a Sala de Vacinas estará fechada devido à inauguração e mudança para a nova Unidade Básica de Saúde Centro/Nunes, com início dos atendimentos no dia 26 de março.

 

Grupos prioritários

A estimativa de pessoas pertencentes aos grupos prioritários que devem ser vacinadas no Rio Grande do Sul é de 4.973.674. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:

Crianças menores de seis anos de idade e a partir de seis meses de vida e, no caso de crianças indígenas ou com comorbidades, dos seis meses aos nove anos;

Trabalhadores da área da saúde em atividade na assistência, na vigilância e no apoio, além de cuidadores, doulas/parteiras e estudantes que prestam atendimento em serviços de saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores de todos os níveis;

Povos indígenas;

Populações quilombolas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e salvamento;

Profissionais das forças armadas;

Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;

Trabalhadores portuários;

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

 

Importância da vacina

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença e o número de óbitos.

Como a influenza e a covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, é importante que a população aproveite o período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a covid-19.

É recomendado ainda, o uso de máscaras de proteção facial por pessoas com sintomas gripais e reforçado a procura por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde para diagnóstico e tratamento.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais