Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conheça o movimento que busca engajar parlamentares e sociedade no debate de políticas públicas para o câncer

Baixar Áudio por Ricardo Silva

A atuação dos parlamentares em cada região do país é importante para a criação de políticas públicas diferenciadas para o combate ao câncer. Os números do câncer de pele são um bom exemplo de como uma atuação local pode ter impacto na saúde de uma determinada população.

O melanoma é a forma menos frequente de câncer de pele, porém a mais agressiva, devido ao seu alto potencial metastático. Representa apenas 4% dos casos de câncer de pele, e é responsável por 90% dos óbitos relacionados à doença. Quando detectado precocemente, o tratamento adjuvante do melanoma com tecnologias inovadoras permite a maior sobrevida e qualidade de vida para os pacientes e chance de cura da doença, antes da progressão para estágios inoperáveis ou metastáticos. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 8.490 novos casos de melanoma por ano do triênio 2020-22, sendo 4.200 para homens e 4.250 para mulheres. A região sul apresenta as maiores taxas em ambos os sexos.

Na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, a reportagem da Tua Rádio conversou com a especialista em Mobilização Social da ONG Colabore Com o Futuro, Andrea Karolina Bento para tratar do movimento que busca engajar parlamentares e sociedade no debate de políticas públicas para o câncer.

No fim do ano passado, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM) participou de reunião com a representantes da ONG. O parlamentar recebeu um documento com os dados levantados sobre a situação do melanoma no Estado do Rio Grande do Sul. Ouça a entrevista e saiba mais sobre as ações programadas pela entidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais