Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Autoridades de Saúde discutem Dezembro Vermelho, dengue e vacinação em entrevista

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Responsável da Pasta e profissional da saúde abordam a importância da prevenção, combate e imunização em conversa sobre saúde

Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio

Em entrevista à Tua Rádio, o secretário da Saúde Eloir Morona e a coordenadora geral da Enfermagem, Gabriela Pomatti, abordaram importantes temas relacionados à saúde. A campanha Dezembro Vermelho, questões reacionadas a dengue, e orientações para a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 foram pautas levantas durante a conversa. Ouça a entrevista.

365 DIAS DE CUIDADO

O Dezembro Vermelho traz à tona a conscientização sobre a prevenção de doenças, especialmente as sexualmente transmissíveis.

No entanto, a enfermeira Gabriela Pomatti ressalta que a prevenção deve ser uma preocupação constante, não se limitando a apenas um mês do ano. Durante a campanha, foram realizadas testagens rápidas, visando identificar precocemente possíveis diagnósticos e iniciar os tratamentos adequados.

A enfermeira também enfatiza a importância da humanização no atendimento, e a necessidade de combater o preconceito e o tabu que envolvem as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, hepatites e sífilis.

Testes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, sendo um procedimento simples e sigiloso. A enfermeira incentiva as pessoas a realizarem os testes em casos de situações de risco, além de fazerem pelo menos uma vez ao ano, mesmo sem suspeitas, como forma de prevenção.

DENGUE

As chuvas e a água parada, somadas ao intenso calor, criam um ambiente propício para a reprodução dos mosquitos transmissores da dengue. Com o objetivo de monitorar a situação, foram realizadas 536 visitas, durante as quais foram encontrados 12 locais com larvas. Desses, apenas dois tinham larvas do mosquito Aedes aegypti. 

Morona lamentou a falta de acesso à vacina contra a dengue, que está disponível no mercado brasileiro, mas não foi importada pelo Ministério da Saúde. Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha autorizado sua comercialização e uso, a vacina só pode ser adquirida de forma particular. “Infelizmente, a previsão é que a disponibilidade da vacina para a população em geral ocorra somente em 2025”, completa o secretário.

Além das medidas de combate à dengue, a equipe de agentes de combate a endemias passou por um treinamento especial,  em Passo Fundo, para lidar com o problema do simulídeo, popularmente conhecido como borrachudo. O treinamento abordou a aplicação de uma bactéria chamada BTI, utilizada no controle do borrachudo. No entanto, sua eficácia depende de condições climáticas específicas, como um intervalo livre de chuvas. A aplicação deve ocorrer simultaneamente em toda a região, uma vez que o borrachudo pode voar por mais de 5 km, conforme o secretáio. 

DOSE BIVALENTE CONTRA A COVID-19

Morona também anunciou a orientação para a aplicação da vacina bivalente como reforço para pessoas com 60 anos ou mais e para aqueles com imunocomprometimento. O secretário pediu paciência à população, pois as doses estão sendo distribuídas de forma organizada pelos municípios. Ele destacou que, para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos e já completaram 6 meses desde a última dose da vacina, será indicado o reforço com a vacina bivalente.

O secretário ressaltou que a procura pela vacina está baixa, embora ainda haja casos de Covid-19, principalmente entre as pessoas mais idosas, que são mais vulneráveis. Morona solicitou que as pessoas deixem seus nomes nos postos de saúde, para que sejam chamadas assim que mais doses forem disponibilizadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais