Saúde de Lagoa Vermelha participa de reunião do Cosems-RS
A secretária municipal de Saúde de Lagoa Vermelha, Cristiane Mattos, e a enfermeira Gabriela Pomatti, representaram o município no encontro
Na última semana, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) promoveu uma Oficina de Acolhimento em Porto Alegre, reunindo gestores e técnicos de saúde de todo o estado. A secretária municipal de Saúde de Lagoa Vermelha, Cristiane Mattos, e a enfermeira Gabriela Pomatti, representaram o município no encontro, que teve como principal objetivo fortalecer a gestão pública da saúde, promover a troca de experiências e proporcionar capacitação de líderes do setor.
A Oficina de Acolhimento foi uma oportunidade para os gestores se familiarizarem com as complexas demandas e os fluxos administrativos da saúde pública. O evento contou com a presença de autoridades como a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, e representantes do Ministério da Saúde, que reforçaram a necessidade de uma gestão transparente e eficiente dos recursos públicos.
A programação da oficina abordou temas técnicos e operacionais fundamentais para a gestão da saúde pública, com destaque para os co-financiamentos estaduais e federais. A execução financeira dos saldos em conta e o planejamento de recursos foram discutidos em detalhes nas mesas redondas, com o apoio de representantes do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS). Além disso, foi enfatizada a qualificação do registro do orçamento público, uma medida essencial para garantir a transparência e o uso adequado dos recursos na área da saúde.
Os participantes também foram introduzidos a uma plataforma de monitoramento da gestão, que permite acompanhar o desempenho dos municípios e otimizar a utilização de recursos. Além das discussões sobre co-financiamentos e execução financeira, a oficina também abordou questões como o enfrentamento de arboviroses, como a dengue, e a ampliação da atenção especializada através do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
A troca de experiências entre gestores foi um dos pontos mais enriquecedores do evento, permitindo que cada município compartilhasse suas soluções e dificuldades. Essa troca é fundamental para que os municípios do Rio Grande do Sul possam fortalecer o SUS de forma colaborativa e contínua.
Comentários