Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Uso de práticas integrativas e complementares podem chegar à rede pública de saúde em Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação/Gustavo Freitas

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

O tema foi assunto de conversa com prefeito Gustavo Bonotto, o qual recebeu em seu gabinete, integrantes do grupo responsável para implantação da atividade na rede pública de saúde de Lagoa Vermelha. Na ocasião estiveram presentes a Dra. Meire Silva, a assistente técnica regional, Doriana Miotto, representante da Secretaria Municipal da Saúde, Fábio Mezzomo e a chefe do escritório da Emater em Lagoa Vermelha, Denise Ferreira de Oliveira.

Neste sentido, a Emater é auxiliadora deste projeto possibilitando acesso a um dos recursos do PICS, no caso, a fitoterapia, tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

A fitoterapia é uma terapia integrativa que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo sido institucionalizada no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais