Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria da Saúde alerta que o cartão SUS é gratuito

por Rudimar Galvan

Todos os cidadãos devem ter cartão do SUS

O Cartão do SUS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer o seu, basta se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando os seguinte documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).

O cadastro é realizado em hospitais, clínicas e ESF’s. O uso facilita a marcação de consultas e exames, garantindo o acesso a medicamentos gratuitos. O cidadão recebe seu cartão que será impresso o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.

O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados.

A secretária da Saúde, Ivanilde Lima Rodrigues, ressalta que todos os procedimentos realizados nas unidades de saúde do município são gratuitos. A única obrigatoriedade é portar o cartão SUS e manter o cadastro com suas informações atualizadas, com endereço e telefone de contato. Procure o ESF de seu bairro e verifique se o seu cadastro está em dia.

“Gostaria de novamente alertar a população que a Secretaria da Saúde não comercializa serviços. O que temos, são equipes de agentes de saúde, que juntamente com a Vigilância Ambiental, visitam os bairros e centro da cidade, chamando a atenção da população sobre os riscos da dengue. Além destas equipes, não há nenhum funcionário comercializando serviços, que seja contratado pela secretaria. Ressalto que a população fique alerta e não entregue documentos pessoais para desconhecidos, que estão se identificando como profissionais da secretaria municipal de Saúde”.

As pessoas que eventualmente tenham sido lesadas, devem registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia. Casos suspeitos devem ser denunciados através do 190 da Brigada Militar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais