Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP completa seis anos

por Rudimar Galvan

Comemoração foi marcada pelo toque do Sino da Vida

Quem circula pelos corredores da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, logo se depara com uma decoração diferente para o ambiente hospitalar. Com o tema “espaço sideral”, o Centro Oncológico Infantojuvenil proporciona para as crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer um ambiente mais aconchegante e acolhedor. Completando seis anos nesta quarta-feira, 15 de junho, o espaço, que recebeu nesse período 390 pacientes, passa agora por ampliação.

O projeto que prevê uma unidade exclusiva de internação é realizado pelo HSVP com recursos do Programa Avançar na Saúde do Governo do Estado, no valor de R$ 442.944,88. Serão 15  novos leitos, 2 enfermarias com 3 leitos cada, quartos privativos e uma brinquedoteca para crianças e adolescentes. Além da reforma, o Hospital também vai receber mais R$ 825.140,40 para a compra de equipamentos, que irão proporcionar maior segurança e resolutividade nos atendimentos.

O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência de tratamento para uma população de 2 milhões de habitantes, de 226 municípios que integram oito coordenadorias de saúde da região norte e missioneira do Rio Grande do Sul. Na celebração de comemoração dos seis anos, o presidente do Hospital, José Miguel Rodrigues da Silva, agradeceu a equipe que atua no local.  “Somos muito gratos a todos os profissionais que se dedicam diariamente para proporcionar a melhor opção em tratamento para nossos pacientes, com o suporte e os recursos necessários”.

Aniversário marcado pelo toque do Sino da Vida

Na entrada do Centro Oncológico Infantojuvenil, o Sino da Vida aguarda pelas crianças e adolescentes que finalizaram o tratamento. O badalar do Sino é a hora mais esperada não só pelos jovens, mas também por seus familiares. Como forma de celebrar o aniversário do Centro e suas vitórias contra o câncer, Kristiele Bazzo Novello, de 13 anos, Miguel de Vargas da Silva, de 6 anos, e Daniel Jacques Carvalho, de 16 anos, tocaram o Sino. 

            Emocionado, Daniel, que agora é ex-paciente, demonstrou sua gratidão aos profissionais que auxiliaram no seu tratamento contra um Linfoma de Hodgkin. “Além do tratamento, buscamos conforto e esperança. Por isso é tão gratificante quando um médico mostra empatia e consegue acalmar nossas angústias. Foi um ano e meio de muita luta mas o dia da vitória finalmente chegou. Nesse ambiente a união, o carinho e o afeto transformaram angústias e incertezas em conquista. Aprendi aqui a nunca desistir e lutar até o fim”, contou o jovem natural de Cruz Alta. 

            O Dr. Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil, também comemorou o fim dos tratamentos. “São três pessoas pelas quais desejamos uma vida longa. O nosso Centro Oncológico existe para auxiliar os pacientes a enfrentarem as doenças, proporcionando o melhor tratamento, para que após a alta, eles tenham uma boa qualidade de vida. Ficamos muito felizes em celebrar esse momento tão importante para esses jovens e seguimos trabalhando para fazer com que outros pacientes celebrem o fim de seus tratamentos”, disse o oncologista pediátrico. 

*ASCOM-HSVP

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais