Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conheça as causas e tratamentos para a lombalgia

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Casos de dor na lombar poderão afetar um terço da população em 2050

A dor na lombar, mais conhecida como lombalgia, é uma condição comum que afeta a parte inferior da coluna, influenciada por vários fatores, como questões musculares, problemas envolvendo as articulações, ligamentos, hérnia de disco, má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, movimentos inadequados durante os afazeres domésticos e até na prática de exercícios físicos.   

Segundo dados do artigo publicado no fim do mês passado, na revista The Lancet Rheumatology, em 2020 a dor lombar afetava 619 milhões de pessoas a nível mundial, cenário que pode dobrar para mais de um terço em 2050, tendo como pontos as condições de trabalho, tabagismo e IMC (Índice de Massa Corpórea) elevado.   

No Brasil, a estimativa é que, a cada ano, cem dias de trabalho são perdidos por habitante em razão da dor na lombar. De acordo com dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Previdência, de janeiro a julho de 2022, os casos de dor lombar baixa afastaram 15.330 trabalhadores de suas funções. A lesão foi a terceira maior causa de afastamento do trabalho no período, perdendo apenas para leiomioma do útero (18.202) e a fratura da extremidade distal do rádio – a fratura de punho (17.107). Em todo o ano de 2021, o problema na lombar afastou 36.931 pessoas. 

Em entrevista para a Tua Rádio Cacique, os profissionais da Fisioclin, de Lagoa Vermelha, fisioterapeuta Alessandra Durigon e terapeuta acupunturista Luciano Nicolodi, falaram sobre a lombalgia. Ouça.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais