Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Uma semana para enaltecer o papel da enfermagem no HSVP

por Rudimar Galvan

Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, conta com 1648 profissionais da Enfermagem

Foto: Divulgação/Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP

Para você, o que significa “cuidado”? Na área da saúde, esta é uma das palavras que guia o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. No Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, não é diferente: o ato de cuidar move aqueles que se dedicam, todos os dias, a cuidar do bem mais precioso: a vida. 

A Equipe de Enfermagem do HSVP representa mais de 40% do quadro de colaboradores. São, ao todo, 1648 profissionais atuando em onze áreas e desempenhando funções administrativas e assistenciais. Como forma de homenageá-los pelo trabalho realizado, de 12 a 20 de maio é realizada a Semana da Enfermagem. 

Dedicação que faz a diferença

Uma dessas profissionais é a enfermeira Milena Lovison Damini, que iniciou sua trajetória no HSVP em 2011, como técnica de enfermagem e, posteriormente, como enfermeira. Atuando na UTI Neonatal, ela conta que trabalhar no cuidado ao próximo, especialmente de prematuros, é o que lhe motiva diariamente. “Escolhi a enfermagem pelo fato de cuidar das pessoas, proporcionar melhor qualidade de vida e saúde. Minha maior motivação é ver o paciente tendo alta hospitalar após acompanhar sua luta pela vida. Em especial aos prematuros, que permanecem por meses internados”, afirma.

Poder fazer a diferença na vida das pessoas é o que inspira a enfermeira Érica Catarina Dalabona. Em 2018, ela ingressou no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e, dois anos depois, tornou-se enfermeira do HSVP. “O que me motiva é saber que todos os dias posso fazer a diferença na vida de alguém, perceber que somos profissionais que precisam estar presentes nos mais diversos cenários, que têm muita importância e valor dentro de qualquer instituição de saúde. Somos a profissão do cuidado e da ciência - a arte do cuidar, a ciência do saber”, ressalta. Atualmente, ela trabalha no Centro Oncológico Infantojuvenil.

Quem também desempenha um trabalho excepcional na Instituição é a técnica de enfermagem Genelci Oliveira. Sua trajetória iniciou em 2021, no Ambulatório de Quimioterapia Adulto. Seis meses depois, recebeu o que considera ter sido o seu maior desafio como pessoa e profissional: integrar a equipe do Centro Oncológico Infantojuvenil. “Aqui aprendi que nosso trabalho não tem preço, mas sim valor. É aqui onde me realizo todos os dias como profissional e como ser humano. Escolhi ser técnica em enfermagem por muitas razões e uma delas foi o desejo de poder fazer parte de um processo de cuidado e acolhimento das pessoas em momentos de necessidade”, afirma Genelci. 

Atuação excepcional nas áreas assistenciais e de gestão

Assim como as profissionais Milena, Érica e Genelci, toda a equipe de enfermagem do HSVP desempenha um trabalho humanizado, com muito comprometimento e cuidado, tanto nas áreas assistenciais como de gestão. O Gerente de Enfermagem da Unidade Teixeira Soares, José Olavo Lupatini Filho, reforça que o papel da enfermagem é fundamental dentro da Instituição por se tratar da maior categoria profissional, por atuar nas mais variadas funções no segmento da saúde, desde a gestão bem como em todos os níveis de assistência ao paciente. 

Para ele, a Semana da Enfermagem é uma forma de reconhecer, celebrar e valorizar as contribuições da Enfermagem para o HSVP e para a comunidade. “A enfermagem é uma profissão essencial na área da saúde, exercendo atividades de gestão, assistência, ensino e pesquisa. Esses profissionais enfrentam muitos desafios diariamente em suas áreas de atuação. Por isso, valorizar o trabalho dos mesmos e o seu compromisso é tão importante”, ressalta José Olavo. 

O Gerente de Enfermagem da Unidade Uruguai, Felipe Ferreira Lucas, frisa que a enfermagem tem um papel fundamental na assistência dos pacientes, cuidando 24h de cada ser humano e deixando uma marca em cada um deles. “Um dia de trabalho de um profissional de enfermagem se torna uma montanha russa, mudando várias vezes entre alegrias e tristezas, isso faz com que os profissionais sejam exemplo e base para inspiração de muitas pessoas. Somos a maior força de trabalho de qualquer instituição de saúde e procuramos sempre fazer o melhor para o conforto do paciente”, destaca Felipe.  

Texto: Liliane Ferenci - Comunicação HSVP 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais