Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Saúde bucal infantil: odontóloga especialista alerta para cuidados que pais devem ter

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Durante a entrevista, Gabriela falou que o correto é utilizar escovas dentais com cerdas macias

Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique

A saúde bucal infantil é um aspecto fundamental do desenvolvimento das crianças. A odontóloga especialista em ortodontia, Gabriela do Carmo Lorenson, esteve na Tua Rádio Cacique para orientar acerca dos cuidados desde o nascimento do primeiro dente do bebê. A profissional também deu dicas de como manter uma boa saúde bucal. 

Gabriela disse que após o surgimento do primeiro dentinho, por volta dos seis ou sete meses de idade, é aconselhável que os pais começem a realizar a higiênie oral. O período do nascimento dos primeiros dentes coincide com o início da introdução alimentar na dieta do bebê. 

Os pais devem estar atentos à escolha adequada dos produtos e técnicas de higiene. "O uso de uma escova pequena e uma pasta de dente com flúor é recomendado desde o início. Não é necessário utilizar uma grande quantidade de pasta. O indicado pelos profissionais é o equivalente a um grãozinho de arroz ou ervilha", explica a especialista. 

Durante a entrevista, Gabriela falou que o correto é utilizar escovas dentais com cerdas macias. "Recomendamos sempre cerdas extra macias ou macias, tanto para bebês, crianças, adolescentes e adultos. As escovas de cerdas médias ou duras não são aconselhadas para nenhum paciente, pois podem causar danos à gengiva e à mucosa oral", alerta.   

Quanto à frequência da escovação, a odontóloga sugere que os pais escovem os dentes das crianças cerca de duas vezes ao dia inicialmente, aumentando para três vezes ao dia conforme crescem. "A escovação antes de dormir é especialmente crucial, pois durante o sono prolongado, restos de alimentos podem favorecer o surgimento de cáries". 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais