Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Lagoa Vermelha será sede da 1ª Conferência Regional de Segurança Alimentar

por Rudimar Galvan

Representantes de 19 municípios irão debater o lema Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar

Necessidade de reforçar o conceito de alimentação adequada e saudável que se traduz, na prática, numa oposição entre produtos alimentícios, essencialmente industrializado e ultraprocessados, e valorizar a comida de verdade que remete à ideia de uma alimentação diversificada, produzida em bases ambientais e sociais justas e de acordo com as tradições e a cultura alimentar das populações, regionalmente contextualizada e livre de contaminantes. Esse é um dos aspectos que pretende abordar a 1ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que será realizada em Lagoa Vermelha no dia 24 de julho, na sede do CEPRS/Sindicato, a partir das 9h. O lema desta primeira edição será Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar.

O objetivo é enfrentar o desafio de construir um novo sistema alimentar, pautado na garantia do direito humano à alimentação adequada, desde a produção até o consumo, oriundo da conquista da alimentação como um direito explícito na Constituição Federal. A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Lagoa Vermelha, nutricionista Fabiane Dallagnol, a proposta reforça a necessidade de tornar o debate mais visível e democrático, para setores mais amplos de nossa população, politizando e problematizando a questão da alimentação e das relações sociais que dela derivam, com destaque para a integração entre campo e cidade.

Lagoa Vermelha pertence a região 11, que integra municípios do Médio Uruguai, Norte e Nordeste, que incluem alguns membros da Amunor. Participarão do evento, representantes dos seguintes municípios: André da Rocha, Barracão, Cacique Doble, Caseiros, Charrua, Esmeralda, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Pinhal da Serra, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupancí do Sul.

Posteriormente serão promovidas as Conferências Estadual, de 19 a 21 de agosto em Porto Alegre e a Nacional, de 3 a 6 de novembro em Brasília-DF. Representantes eleitos nas conferências regionais e estadual, participarão da Conferência Nacional com o objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas as pessoas, o direitos humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais