Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Psicóloga discute impacto da maior catástrofe climática do RS na saúde mental

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Efeitos da tragédia são sentidos até mesmo por quem acompanham à distância

O Rio Grande do Sul está enfrentando a sua maior catástrofe climática, com chuvas torrenciais, alagamentos e deslizamentos que resultaram na morte de dezenas de pessoas e afetaram milhares de outras. Milhões de gaúchos vivem em estado de apreensão diante da tragédia que tomou conta do estado. Para entender os efeitos psicológicos desse desastre, a Tau Rádio Cacique ouviu a psicóloga Graziela Ribeiro, professora do curso de Psicologia da Atitus.

Graziela destaca que eventos catastróficos como este têm impactos profundos na saúde mental das vítimas diretamente afetadas e também daqueles que acompanham a tragédia à distância. Conforme ela, é natural que as pessoas apresentem reações emocionais como choque, negação, tristeza, raiva e ansiedade e muitas desenvolvam sintomas de estresse pós-traumático.

Mesmo quem não foi diretamente impactado pelo desastre pode sofrer psicologicamente. A exposição constante a notícias sobre a tragédia pode gerar ansiedade, impotência e até culpa por estar vivendo uma vida normal enquanto tantos sofrem.

A psicóloga sugere que, para ajudar efetivamente, é crucial que as pessoas cuidem de sua própria saúde mental. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável e buscar apoio psicológico são medidas importantes. Ouça e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais