Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Ações alusivas ao Setembro Amarelo serão realizadas pela Secretaria da Saúde

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Em atividades referentes à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão selecionar casos de pacientes que possuem transtornos mentais graves e persistentes. Após, essas pessoas serão encaminhadas para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Serão realizados turnos de acolhimento com agentes da saúde, técnicos em enfermagem e enfermeiros até o final do mês de setembro. 

De acordo com a coordenadora do Caps, Paula Castilhos, o objetivo da atividade é fazer ações de matriciamento, onde duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Prevenção ao suicídio

Conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV), durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se comentar sobre o assunto. Esta barreira vem sendo derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, oportunizando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

A ajuda para pessoas que pensam em tirar a própria vida, pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho e escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa. Outra forma é por meio dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em suicídio.

Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais