Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Dia Mundial do Doador de sangue é lembrado neste domingo

por Rudimar Galvan
Marcela e Giordano aproveitaram o Dia dos Namorados para fazer a doação.
Foto: Caroline Silvestro

A palavra doação, conforme o dicionário significa “ato ou efeito de doar; o que se doou”, porém para quem recebe uma doação, esse significado vai além. É um gesto de solidariedade, é transmitir o amor e o bem, principalmente quando falamos em doação de sangue. O domingo, 14 de junho, é lembrado como Dia Mundial do Doador de Sangue, pessoas importantes que ajudam a salvar muitas vidas. Para o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, o doador de sangue é essencial, visto que o sangue não pode ser comprado e nem vendido, necessitando da voluntariedade e humanidade das pessoas.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 2% da população brasileira possui o hábito de doar sangue. No Serviço de Hemoterapia são necessários aproximadamente 60 doadores por dia, para garantir diversos procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e no tratamento de pacientes oncohematológicos, de Passo Fundo e toda a região.

Para incentivar este gesto, o Serviço realiza campanhas permanentes, que envolvem a equipe, pacientes, jovens, adultos, empresas, grupos entre outros. A doação é um gesto rápido e simples sendo que, uma doação pode ajudar até quatro pessoas.

Edson Lorenson, de Água Santa, tornou-se doador há três anos motivado pelo pai, que precisou de uma transfusão. “Quando alguém da minha família precisou eu entendi como é importante ajudar e doar. Por isso desde então, venho até o Serviço e faço a minha parte, porque sei que muitas pessoas necessitam do sangue para sobreviver”, ressalta Edson, contando ainda, que a doação é rápida e sem nenhum efeito colateral. “A doação só faz bem, porque sabemos que estamos ajudando o próximo”, enfatiza.

Motivada pelo namorado Giordano Schiochet que já é doador fidelizado, Marcela Sebastiani Lang, de Não-me-Toque realizou neste dia 12 de junho, sua primeira doação de sangue. No dia em que é comemorado o Dia dos Namorados, o casal, compartilhou um pouco do amor, com outras pessoas que vão receber o sangue. “Sempre tem alguém que precisa, então quando se temos saúde e podemos doar, é muito importante que façamos nossa parte”, comenta Marcela. Giordano que foi motivado pelos amigos, incentivou a namorado porque sabe da importância do gesto. “Nós aproveitamos o passeio do Dia dos Namorados e viemos fazer a doação. É bom saber que vamos ajudar outras pessoas”.

Se assim como Edson, Giordano e Marcela, você também quer tornar-se um doador, o Serviço de Hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Doação de Sangue é uma atitude pela vida, faça parte dessa corrente de solidariedade. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087 ou

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais