Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

RS registra primeiro caso de variante mais contagiosa da Covid-19

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul registrou, em boletim divulgado nesta sexta-feira, pela primeira vez a variante P1 da Covid-19. Este tipo, também batizado de cepa amazônica, é conhecido por um maior risco de transmissão para outras pessoas e foi constatado num morador de 88 anos, na Serra.

A informação foi publicada pelo Boletim Genômico das cepas, finalizado nesta sexta-feira no Estado. O paciente apresentou os primeiros sintomas da doença no final de janeiro. O Piratini não informou o estado de saúde dele.

Atualmente, a variante predominante no Estado é a P2, ainda em estudos. “Não sabemos como irá evoluir o cenário a partir da interação das duas variantes no mesmo ambiente”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos. Pouco mais de duas semanas atrás, pesquisadores da Feevale identificaram casos de coinfecção – por mais de uma cepa de vírus.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já encontraram a variante P.1 do coronavírus em outros oito estados: Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo foram os mais recentes. Casos provocados pela nova variante também já foram confirmados pelas secretarias estaduais de Saúde da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.

Até o momento, não há dados que relacionem essa variante a quadros mais graves da Covid-19, porém as mutações identificadas nela são semelhantes às das variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, e têm potencial de facilitar a transmissão. Também foram relacionadas a casos de reinfecção.

Informações: CP

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais