Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caminhoneiros que viajarem para a Argentina serão testados para coronavírus

por Ricardo Silva

Os municípios de Passo Fundo, Osório, Bento Gonçalves, São Marcos, Vacaria e Caxias do Sul realizarão coleta de exames

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

A Secretaria da Saúde (SES) iniciará, ainda em maio, a testagem diagnóstica para Covid-19 de motoristas de caminhão que rodam o Rio Grande do Sul em direção à Argentina. A ação partiu da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em conformidade com uma legislação argentina, que pede um teste de biologia molecular (RT-PCR) negativo para a presença do coronavírus nos caminhoneiros que atravessarem a aduana. O tema foi pauta de reunião virtual entre SES, gestores municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (10/5). A pauta vem sendo tratada desde meados de 2020 e avançou nas últimas semanas.

Os municípios de Passo Fundo, Osório, Bento Gonçalves, São Marcos, Vacaria e Caxias do Sul serão parceiros, oferecendo postos de saúde para coleta dos exames dos caminhoneiros que passarem por algum desses lugares. A PRF também será parceira, oferecendo orientação aos profissionais e garagens para estacionar os caminhões.

Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC), para provar que atravessará a fronteira com a Argentina. Todos os insumos necessários aos testes (swab de coleta nasal e faríngeo, kits de extração de RNA e amplificação) serão oferecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLab).

* Ascom/Estado do RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais