Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde promove 1º Encontro de Ostomizados

por Rudimar Galvan

Encontro foi na SMS de Lagoa Vermelha

Ação realizada pela SMS
Foto: Divulgação/Kenya Cecconelo/

Na tarde de segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Vermelha, em parceria com a empresa Fufamed, promoveu o 1º Encontro de Ostomizados. O encontro foi conduzido pelo do enfermeiro e mestre em envelhecimento humano, professor Felipe Brock, juntamente com a enfermeira do Município, Ana Paula Giaretta Prigol.

O palestrante falou sobre as estomias em geral, os cuidados e orientações. Na oportunidade, os participantes se apresentaram e puderam tirar dúvidas a respeito do uso e cuidados com a bolsa. Entre outras informações, o palestrante também orientou sobre a higienização e colocação da bolsa.

Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a eliminação de fezes ou urina, ou então auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. Já a estomia ou ostomia é o nome da cirurgia que cria o estoma, um orifício permitindo comunicação com o exterior.

O encontro promovido pela Secretaria da Saúde tratou, principalmente, de pacientes que possuem ostomia de eliminação, que consistem na exteriorização de parte do sistema digestório ou urinários, criando uma abertura para a eliminação de fezes, de gases ou de urina para o meio externo.

A enfermeira Ana Paula Giaretta Prigol destacou que o objetivo do encontro é proporcionar uma melhora qualidade de vida aos pacientes, contribuindo com a troca de informações e apoio mútuo.

“A pessoa ostomizada pode passar por um período confusão de pensamentos e emoções relacionadas ao tratamento, além da adaptação ao novo estilo de vida. Nós acreditamos que a assistência deve ocorrer de forma integral, por isso propomos este encontro”, declarou. A enfermeira do Município também sugeriu a criação de um Grupo de Ostomizados com encontros mensais.

*ASCOM/Prefeitura de Lagoa Vermelha

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais