Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Crianças em tratamento contra o câncer participam de Trote do Bem no HSVP

por Rudimar Galvan

Ação é promovida pela Atlética de Medicina da UPF

Momento da ação.
Foto: Divulgação/Flávia Dias

O começo da faculdade é sempre um período de muitas emoções. Para os novos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo, antes mesmo de ingressarem em todas as disciplinas, eles já têm o primeiro contato com o ambiente hospitalar no Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Para receber os alunos, o espaço se transforma, por alguns momentos, em um salão de beleza. Nesse salão, o propósito é outro: deixar marcado na memória dos estudantes e dos pacientes um momento especial. 

Ao enfrentar a doença, muitos pacientes se deparam com o difícil momento da perda de cabelos. Como ato de solidariedade, os futuros médicos passam pelo corte de cabelo, feito pelas crianças em tratamento. “Foi algo muito legal e importante para mim. Uma nova experiência… Quando eu internei, não fui eu que raspei o meu cabelo, e sim uma enfermeira. Quem passa por isso sabe que a sensação é estranha porque não é fácil, então a atitude de empatia deles é muito especial, porque transmite força para todos nós que enfrentamos esse momento”, disse Natália Bueno Pimentel, de 16 anos, que realiza tratamento contra leucemia. 

Um gesto especial para os pacientes e também para a nova turma de Medicina. “Desde o vestibular já sabemos que existe esse trote. É uma tradição e por isso me preparei: deixei meu cabelo crescer antes e logo que surgiu essa oportunidade de participar eu fiquei muito contente. É muito legal termos esse contato logo no começo da faculdade, ver que apesar dos pacientes estarem passando por um momento difícil, conseguimos dar um pouco de alegria. Tenho certeza que isso vai nos ajudar a ser um médico muito melhor no futuro”, contou o calouro João Victor Tosetto. 

O Trote do Bem é promovido pela Atlética Acadêmica do curso de Medicina da UPF, como conta o estudante e presidente do grupo, Luís Henrique Zahner. “É um sentimento muito gratificante. Já tivemos várias edições e sempre falamos que esse é o primeiro contato deles com o ambiente hospitalar. É bem legal porque estimulamos o sentimento de solidariedade com os pacientes, algo que é essencial para todo bom médico”.

A doação de cabelos é recebida pelo Núcleo de Cuidados Integrativos do HSVP. As mechas arrecadadas são transformadas em perucas e doadas para os pacientes. “O corte de cabelo é um ponto que marca alguns tratamentos contra o câncer. É um momento muito delicado para todos os pacientes. Agradecemos este gesto dos alunos de medicina. É algo simples, mas com um grande significado para quem está na luta diária contra essa doença”, agradeceu o Dr. Pablo Santiago, oncologista pediátrico coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil. 

* Comunicação HSVP

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais