Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Procura por exames de dengue aumenta, reforçando necessidade de diagnóstico preciso

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Alessandra orientou, que caso o paciente seja diagnosticado com dengue, é fundamental ingerir muitos líquidos e evitar a automedicação

Alessandra Anaime Ferreira
Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique

Com o aumento dos casos de dengue nas últimas semanas, a procura por exames que possam identificar a doença tem crescido de forma significativa. A bioquímica Alessandra Anaime Ferreira, proprietária do Laboratório Biolab, explicou o funcionamento dos diferentes tipso de exames. 

Alessandra atentou que a presença da dengue está preocupante. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, ela falou que a dengue é uma doença altamente inflamatória e que nos primeiros dias é difícil identificar a presença do vírus nos exames.

Existem diferentes tipos de exames para detectar a dengue, sendo o mais comum o exame de antígeno NS1, que tem como alvo uma proteína específica do vírus. No entanto, Alessandra destaca que este exame pode não ser eficaz nos estágios iniciais da infecção. Por isso, o teste de PCR é recomendado, pois permite identificar a presença do vírus mesmo nos estágios iniciais da infecção, podendo ser feito até o 5º dia após o início dos sintomas.

Além disso, o teste de sorologia é indicado para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue e deve ser realizado a partir do 6º dia do início dos sintomas. Alessandra enfatiza que esses exames são indispensáveis para investigar a origem da infecção, seja se a pessoa contraiu fora do município ou se pegou dengue na própria cidade. "O hemograma é um parâmetro importantíssimo para avaliar a gravidade da doença", acrescenta

Alessandra orientou, que caso o paciente seja diagnosticado com dengue, é fundamental ingerir muitos líquidos e evitar a automedicação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais