Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Médico alerta para prevenção e cuidados com o tétano

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi
Foto: Divulgação

O médico Antônio Fávaro esteve na Tua Rádio Cacique na manhã desta quinta-feira (09), falando sobre uma doença grave que fez uma vítima em Lagoa Vermelha. Há cerca de 15 dias, uma pessoa morreu de tétano no município.

Frequentemente associada à ferrugem a doença na verdade é provacada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani, que na forma de esporos, pode ser encontrada nas fezes de animais e seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais etc.) pelas quais o microrganismo possa penetrar.

A toxina produzida pela bactéria ataca principalmente o sistema nervoso central, causando rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e colocando em risco a vida da pessoa.

Pela gravidade da doença o tratamento é geralmente feito na UTI, uma vez que o infectado pode ter o agravamento ou até mesmo morrer se for tocado por alguém.

Prevenção:   

Crianças até cinco anos devem receber a vacina tríplice contra tétano e, a partir dessa idade a vacina dupla que também é recomendada para os adultos e pode ser obtida em qualquer posto de saúde. Uma dose de reforço deve ser tomada a cada dez anos para garantir a proteção contra a doença.

Tétano é uma doença que pode ser evitada desde que alguns cuidados sejam observados:

•       Limpe cuidadosamente com água e sabão todos os ferimentos para evitar a penetração da bactéria;

•       Não pense que apenas pregos e cercas enferrujadas podem provocar a doença. A bactéria do tétano pode ser encontrada nos mais diversos ambientes;

•       Mantenha o esquema de vacinação em dia. Muitos adultos jamais tomaram a vacina dupla contra tétano e difteria e, mesmo os que já tomaram, costumam esquecer-se das doses de reforço;

•       Saiba que o tétano é uma doença grave, às vezes fatal, se a pessoa não for atendida prontamente num hospital. Não hesite diante de sintomas que possam sugerir a doença.

Ouça a entrevista: 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais