Secretaria de Saúde de Lagoa Vermelha divulga ações dos meses de agosto e setembro
Baixar ÁudioCristiane Mattos, apresentou um balanço das principais ações realizadas no mês de agosto e destacou as programações para setembro
Foto: Diones Pimentel/ Tua Rádio
Durante entrevista concedida, a secretária de Saúde de Lagoa Vermelha, Cristiane Mattos, apresentou um balanço das principais ações realizadas no mês de agosto e destacou as programações para setembro. Entre os destaques, o "Agosto Dourado" mobilizou todas as UBSs do município com foco na importância do aleitamento materno, além da realização de encontros com gestantes e ações educativas em parceria com entidades como o Lions Clube. No mesmo período, o município também conquistou o selo prata do programa “Município Amigo da Vacina”, com a expectativa de alcançar o selo ouro em 2025, mediante o aumento da cobertura vacinal contra o HPV entre adolescentes.
Agosto teve também o Grenal da Solidariedade, resultando em doações de torcedores de Grêmio e Internacional. A secretária destacou que a doação se tornou uma ação frequente e essencial para salvar vidas, com nova coleta agendada ainda para este mês. Setembro também marca a campanha do “Setembro Amarelo”, voltada à prevenção do suicídio e promoção da saúde mental. Cristiane enfatizou o papel do CAPS e das unidades básicas de saúde nesse acolhimento, com grupos de apoio, atendimentos psicológicos e eventos como o "Dia Campeiro" e uma feira de saúde com foco na saúde mental.
Além disso, a Secretaria anunciou a realização de um treinamento voltado para cuidadores de idosos no dia 16 de setembro, com o objetivo de preparar a população para lidar com o envelhecimento de familiares. Outra novidade importante é o início dos atendimentos especializados em endocrinologia e otorrinolaringologia no município. O ambulatório de endocrinologia, instalado no Hospital São Paulo, já atende pacientes de Lagoa Vermelha e de outros 61 municípios da macrorregião norte. Já a nova especialidade de otorrino será oferecida no “Postão”, com triagem e pequenos procedimentos sendo realizados localmente, otimizando o acesso da população a esses serviços.

Comentários