Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Vigilância Ambiental orienta sobre bugios encontrados mortos em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi

Dois primatas estão sob suspeita de morte por febre amarela no município

Amostras coletadas de dois bugios que foram encontrados mortos no interior de Lagoa Vermelha, nas comunidades da Estância e São Joaquim, foram encaminhadas para análise junto ao Lacem, em Porto Alegre.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, na manhã desta segunda-feira (08/01), a servidora da Vigilância Ambiental, Alessandra Piva disse que o município está em alerta, porém, ainda não se pode afirmar que as mortes dos primatas tenha sido motivada pela febre amarela.

O resultado das análises deve ser confirmado dentro dos próximos 15 a 20 dias. Recentemente foi confirmada que a morte de um bugio, em Pinhal da Serra, foi causada pelo vírus da febre amarela.

Alessandra orientou a população para que caso encontre esses animais mortos entre em contato imediatamente com a Secretária de Saúde através dos telefones 3358 9627, 3358 9621 ou 996770718.

A doença é transmitida por mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus, são mosquitos diurnos que vivem em ambiente de mata nativa. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também estão os macacos, acabam se alimentando do sangue dos primatas e os contaminando. Apesar disso, os bugios não transmitem a doença para os seres humanos.

Na área urbana, a disseminação da febre amarela acontece através do mosquito Aedes Aegypti. A cidade de Lagoa Vermelha é considerada infestada pelo mosquito, que também é responsavel por transmitir a dengue e outras doenças, sendo de extrema importância reforçar os cuidados para não armazenar água parada, evitando a proliferação do Aedes Aegytpi.

Para evitar a contaminação, existe também a vacina contra a doença, uma vez vacinado durante a vida, o adulto não precisa mais repetir a aplicação do imunizante. Mas é importante consultar se já fez a vacina. A orientação é para que a pessoa consulte a caderneta de vacinação ou entre em contato com a Sala de Vacinas para saber qual é a situação. Saiba mais ouvindo a entrevista.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais