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Lagoa Vermelha divulga as ações realizadas em combate ao coronavírus

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Desde o mês de março, a Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha tomou uma série de medidas para diminuir o impacto e propagação do coronavírus na população lagoense. Após foi formado o Comitê de Contingência representado por médicos, enfermeiros e autoridades, com o objetivo de elaborarem um plano de enfrentamento contra a covid-19.

A partir desse momento, o trabalho foi crescente e se adaptou conforme a realidade, e as novidades que surgiram em relação ao vírus. Assim, foi necessário reorganizar toda a rede de saúde do Município de diversas formas, desde a aquisição de equipamentos de segurança até criação de uma central telefônica para atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus. 

Confira as principais ações da Prefeitura Municipal até o momento: 

  • Declaração do Estado de Emergência em Saúde, que deu mais agilidade para implementação de serviços necessários ao combate do novo coronavírus;
  • Acompanhamento nas denúncias da vigilância do Município;
  • Adesão ao protocolo de tratamento da Covid-19;
  • Formação do  Centro de Operações de Emergências Municipal (COE); 
  • Criação do Plano de Contingência da Covid-19;
  • Aquisição e distribuição de  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da área da saúde;
  • Estruturação das Unidades de Saúde para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de coronavírus;
  • Obrigatoriedade de uso de máscaras pela população em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo o transporte coletivo e táxis. A orientação é que a população faça uso de máscaras caseiras; 
  • Cirurgias eletivas, que não são consideradas urgentes, foram suspensas;
  • Atendimentos odontológicos de rotina também foram suspensos, porém, estão sendo atendidos os casos emergenciais;
  • Todas as atividades em grupos (ioga, teatro, ginástica, música) foram suspensas;
  • Criação do TeleMedicina Municipal para fazer uma triagem de pacientes com suspeita de Covid-19 nos telefones (54) 98406-8522, 98405-0672 e 3358-9621;
  • Criação da equipe de monitoramento e acompanhamento de pacientes suspeitos e confirmados;
  • Criação do TelePsicologia para atender pessoas com sintomas de estresse, ansiedade entre outros devido a pandemia;
  • Estruturação da equipe responsável pela realização e logística dos exames RT-PCR, que identifica o vírus e confirma a Covid-19. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta);
  • Aquisição e repasse ao Hospital São Paulo de equipamentos hospitalares para tratamentos de pacientes com Covid-19 como respiradores e bombas de infusão;
  • Apoio na formação da equipe exclusiva ao tratamento de coronavírus;
  • Apoio a criação da ala exclusiva ao tratamento de pacientes no Hospital São Paulo;
  • Distribuição de máscaras para a população;
  • Aquisição e distribuição de totens internos com álcool em gel;
  • Aquisição e instalação de totens externos de álcool em gel em via públicas;
  • Obtenção de testes rápidos e de laboratórios;
  • Massiva campanha de conscientização e prevenção ao vírus tanto em vídeos, áudios, quanto em imagens, cartazes, etc;
  • Desinfecção de espaços públicos;
  • Aquisição de uniformes para equipes dos Estratégias Saúde da Família (ESFs); 
  • Obtenção de equipamentos para desinfecção por névoa em veículos da municipalidade e, também, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros; além de espaços dos ESFs, Secretaria Municipal da Saúde e prédios públicos;
  • Ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação para distribuição de alimentos para famílias em vulnerabilidade social e em isolamento;
  • A Prefeitura de Lagoa Vermelha criou uma aba exclusiva em seu site https://lagoavermelha.atende.net/ sobre o novo coronavírus. O objetivo é prestar informações de forma mais clara e direta, além de reunir conteúdo mais permanente (como orientações práticas para a população). Inclusive, a aba sobre o vírus fica exposta em banner permanente na homepage do site da Prefeitura;
  • Formação de equipes para acompanhamento e orientação de pessoas para o distanciamento social em filas de bancos, lotéricas e farmácias;  
  • Elaboração do Plano de Recuperação Industrial, que tem o intuito de auxiliar microempresários devido aos impactos econômicos que seus investimentos sofreram durante a pandemia;
  • O pagamento de tributos como IPTU, taxa de coleta de lixo, ISSQN Fixo, taxa de alvará e/ou fiscalização, taxa de alvará sanitário e/ou fiscalização e alvará sanitário foram prorrogados para o segundo semestre de 2020;
  • Distribuição de kits de alimentação para alunos da rede municipal, com o intuito de garantir a alimentação dos estudantes que estão com as aulas suspensas;
  • Campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene para pessoas em baixa vulnerabilidade;
  • Criação de uma equipe atendimento para pessoas se inscreverem e tirarem dúvidas sobre Programa Auxílio Emergencial do Governo Federal;
  • Prefeitura fez expediente interno, assim, o atendimento ao público ficou restrito ao fluxo das equipes de plantão em cada setor, para evitar aglomeração de pessoas, destinando-se os números telefônicos relacionados para encaminhamentos e orientações acerca de eventuais demandas dos usuários;
  • Criação do Disque Denúncia para denúncias de descumprimnto do Decreto, no número 3358-9190;
  • Vacinação contra a gripe foi realizada por meio de Drive Thru para o grupo de idosos: foram estacionados seus veículos próximo ao ESF para serem vacinados sem sair do carro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

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