Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Secretaria da Saúde realiza diversas ações nos bairros de Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan
Um dos grupos de ginástica de Lagoa Vermelha.
Foto: Divulgação

Diversos projetos são realizados para na comunidade lagoense através da Secretaria Municipal de Saúde. 

Os programas tem como intuito atender diversos públicos do município, com atividades que visam a melhora na qualidade de vida, tais como: exercícios físicos, orientações para pessoas que sofrem de obesidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e da gravidez precoce, entre outros.

Uma das atividades desenvolvidas são os Grupos de Ginástica, realizados nos Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município.

Os exercícios das aulas são variados e desenvolvidos de acordo com a individualidade de cada praticante, as atividades incluem alongamentos, caminhadas, brincadeiras, exercícios localizados e aeróbicos, entre outros. Ao todo são oito grupos, contabilizando 350 idosos, nos ESFs dos bairros Rodrigues, Gaúcha, Floresta, Medianeira, Oliveira, e Suzana, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Outra ação é o Programa Peso Certo, que tem por objetivo proporcionar um acompanhamento multiprofissional de pacientes obesos, visando a redução de peso e melhora da qualidade de vida. Dessa forma, a metodologia do programa busca efetuar atendimentos ambulatoriais e à domicílio, atividades físicas, e reuniões mensais para troca de experiências entre os participantes. A ação é orientada pelo ginecologista e obstetra, com pós-graduação em nutrologia, Adalberto Netto.

Os jovens e adolescentes também são contemplados por ações da área saúde, por meio do Projeto Águia, que tem por intuito garantir atuações de prevenção e tratamentos de DSTs, e a gravidez precoce.

Também são realizadas palestras para alunos da rede pública e privada de ensino, a partir do 7° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. A atividade tem apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e é coordenada pela ginecologista e obstetra, Meire Valle.

Já as participantes do Grupo Gestantes Barriga de Amor recebem orientações que vão desde o período de gestação até a fase do pós-parto, e, também, quais cuidados devem ser tomados com o bebê e com a amamentação.

Dentro do grupo busca-se identificar em conjunto com as gestantes e suas famílias os problemas pessoais, sociais e de saúde que podem acarretar riscos, assim, trazendo soluções adequadas, individuais ou coletivas, de acordo com a realidade de cada gestante.

Empreendedorismo em prol da saúde

Na unidade do ESF do bairro Rodrigues, é realizado um projeto que tem como propósito o cultivo de plantas medicinais, e dessa forma, a população pode retirá-las para complementar tratamentos médicos. Além dessa ação, um grupo de artesanato realizada semanalmente trabalhos com tapetes e almofadas, que são vendidos com o intuito de gerar renda para manter o cultivo das plantas medicinais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais