Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Pais e filhos: psicóloga Dalva Correa de Lima reforça a importância do diálogo e empatia na relação

Baixar Áudio por Luiz Calderan

A psicóloga enfatizou que não existe uma receita pronta para estimular a conversa

Foto: Arquivo pessoal

A psicóloga Dalva Correa de Lima, que já residiu em Lagoa Vermelha e trabalhou na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), trata frequentemente, em suas redes sociais, a relação entre pais e filhos em entrevista a Tua Rádio Cacique.  

Dalva ressaltou a complexidade do diálogo entre adultos e crianças, especialmente em uma era marcada pelo uso constante de telas e redes sociais, combinado com a agitação cotidiana. A psicóloga enfatizou que não existe uma receita pronta para estimular o diálogo, mas destacou a importância da atenção e empatia como elementos cruciais na promoção da interação saudável. 

"A atenção e a empatia são os grandes protagonistas para fomentar a interação entre as pessoas. Os pais devem manter um diálogo com afeto, carinho, escuta ativa e presença constante. É assim que constroem uma relação mais saudável com os filhos", afirmou Dalva. 

Ao refletir sobre sua própria educação e a de sua geração, Dalva abordou as práticas antigas que limitavam a expressão emocional das crianças. "Muitas vezes éramos criados sem ser ouvidos, onde havia repressões, não tínhamos o direito de falar, de expor ideias. Isso é uma forma de violência invisível que precisa ser reconhecida", explicou. 

A psicóloga alertou para práticas como chantagem, castigo, punição e gritos, e comentou da importância de uma abordagem educacional que seja respeitosa e gentil, sem abrir mão da firmeza necessária. "Não estou falando de permissividade, mas de uma educação que forneça respeito e gentileza", acrescentou. 

Gostou do conteúdo? ouça a entrevista completa e compartilhe a notícia!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais