Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Mortes de bugios em Lagoa Vermelha são investigadas

por Ricardo Silva
Foto: Divulgação

Após a confirmação da morte de um bugio, em Pinhal da Serra, diagnosticado com o vírus da febre amarela, agora é Lagoa Vermelha que está sob alerta.
Macacos da mesma espécie também foram encontrados mortos nas localidades de Estância e São Joaquim, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Eloir Morona. A causa da morte dos dois animais é investigadas pelas autoridades competentes.

Há aproximadamente uma década, um número considerável de animais morreu vítima da febre amarela na região. O vírus dessa doença é transmitido por mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus, são mosquitos diurnos que vivem em ambiente de mata nativa. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também estão os macacos, acabam se alimentando do sangue dos primatas e os contaminando. Apesar disso, os bugios não transmitem a doença para os seres humanos.

Incidência:
A maior incidência da doença acontece entre os meses de janeiro e abril, período das chuvas. Nessa época, há um aumento da quantidade do mosquito transmissor.

Sintomas:
Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado. A pessoa pode apresentar febre alta (maior que 37,8 ºC) e de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e icterícia (coloração amarela da pele e olhos). Podem surgir também náuseas, vômitos e diarreia.
Quem tomou pelo menos uma dose da vacina contra a Febre amarela ao longo da vida, já possui proteção contra o vírus.<!--/data/user/0/com.samsung.android.app.notes/files/clipdata/clipdata_bodytext_210206_210332_894.sdocx-->

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais