Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dr. José David Kartabil apresenta inovação no tratamento do aumento prostático

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) afeta homens acima de 40 anos

Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique

Cada vez mais estudos evidenciam que a saúde, ao invés de depender principalmente da genética, resulta das escolhas e estilos de vida adotados. A promoção de hábitos saudáveis e a adoção de cuidados preventivos surgem como o trajeto para envelhecer com qualidade de vida. Contudo, é notório que os homens frequentemente negligenciam sua saúde, demonstrando uma menor propensão a realizar consultas médicas. Um dos problemas que mais atingem os homens acima de 40 anos é a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). 

A Hiperplasia, caracterizada pelo crescimento da próstata. Por vezes, a família dá um “empurrãozinho” para que o homem procure um profissional. Segundo o Dr. José David Kartabil, apesar dos problemas muitos homens ainda enfrentam o tabu de se consultar com um urologista. A Hiperplasia aparece em homens acima dos 40 anos, e aproximadamente 80% dos homens entre 70 e 80 anos enfrentam essa condição, tornando a discussão sobre tratamentos inovadores ainda mais crucial. 

Hiperplasia x Câncer 

Diferentemente do câncer de próstata, a Hiperplasia é mais comum e pode causar dificuldades para urinar, levando os pacientes a acordarem frequentemente durante a noite para urinar. O Dr. Kartabil ressalta a importância de os homens estarem atentos a alterações, pois esses sintomas também podem afetar a função renal. 

"É crucial que os homens estejam atentos às alterações nos exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), tendo em vista que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O histórico familiar e a presença de diabetes também estão relacionados ao aumento da próstata",  

O Dr. Kartabil disse que o tabagismo, além de estar ligado ao câncer de bexiga, também influencia a disfunção erétil e a impotência sexual. 

Tratamento

No entanto, há boas notícias para aqueles que buscam tratamentos menos invasivos. O médico destaca um tratamento inovador lançado no Brasil em 2023, que utiliza terapia térmica com vapor de água para tratar o crescimento prostático. Este método é minimamente invasivo, preservando a função sexual sem a necessidade de hospitalização prolongada. 

A terapia consiste em aplicações de vapor de água dentro da próstata, durando apenas nove segundos. Essa abordagem destrói o tecido prostático aumentado, proporcionando alívio aos pacientes e restaurando a função urinária. Uma grande vantagem desse tratamento é a preservação da ejaculação, um aspecto muitas vezes comprometido em outros métodos. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais