Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Sem anestésicos, hospitais são orientados a cancelar cirurgias eletivas

por Ricardo Silva
Foto: pixabay

Diante do atual cenário de desabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) orienta hospitais públicos e privados que utilizam esses anestésicos a cancelarem a realização de cirurgias e procedimentos eletivos por tempo indeterminado. 

Nos últimos dias, a SES recebeu relatos de hospitais a respeito da ameaça de desabastecimento e tomou medidas práticas como o levantamento da demanda por parte das instituições que integram o Plano de Contingência Hospitalar, bem como do estoque existente, e buscou o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde para a solução do problema.

O ministério acenou com uma compra emergencial no mercado nacional, e até mesmo internacional em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para abastecer os Estados.
Alguns Estados já começaram a receber lotes de medicamentos e a SES acredita que o RS será contemplado em breve.

A secretaria também solicita que hospitais e clínicas públicas e privadas disponibilizem aos hospitais com setores de Emergência e Unidades de Terapia Intensiva seus medicamentos desta categoria em estoque, especialmente sedativos e bloqueadores neuromusculares. Ao mesmo tempo, a SES notifica as distribuidoras de medicamentos do RS para verificarem se há esses sedativos em seus estoques.

Cabe destacar que a responsabilidade pelo abastecimento desse tipo de medicamento não é de compêtencia da Secretaria da Saúde, mas dos hospitais. Neste momento de pandemia, a pasta não poderia se furtar de tentar auxiliar as instituições e, consequentemente, a população gaúcha que necessita de um leito de UTI.

Vale lembrar que o acesso ao leito de UTI é uma medida extrema. A sociedade deve adotar as medidas de proteção (como o uso de máscaras e higiene pessoal, entre outras) e respeitar as normas de distanciamento controlado do governo do Estado para evitar a sobrecarga da rede de hospitalar.

O Estado, no que tange às suas responsabilidades, reforçou o número de leitos, habilitou 624 unidades junto ao Ministério da Saúde e deve ampliar em 100% os leitos até o final de julho. Obteve ainda, recentemente, junto ao ministério cerca de 300 respiradores para a abertura de novos leitos de UTI e já os distribuiu aos hospitais. O Estado do Rio Grande do Sul tem hoje (3/7) 2.188 leitos de UTI Adulto SUS e privado, com taxa de ocupação próxima de 70% desde o início da pandemia.

Diante desse cenário, a Central de Regulação de Leitos do Estado está pronta para atender os pacientes e fazer remoções de uma cidade ou região para outra, de acordo com a necessidade e a disponibilidade de vagas em leitos clínicos e de UTI.

Clique aqui e acesse a íntegra nota da Secretaria Estadual da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais