Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cólicas intensas podem ser sintoma de endometriose

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Condição prejudica qualidade de vida e pode causar infertilidade

Tratamento com cirurgia robótica devolve qualidade de vida para mulheres com endometriose
Foto: Divulgação/HSVP

Sentir cólicas durante o período menstrual é uma experiência comum para muitas mulheres, mas quando essa dor se torna tão intensa a ponto de interferir nas atividades diárias, pode ser um sinal de uma condição séria: a endometriose. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada 10 mulheres no Brasil é afetada por essa condição.

Para discutir sobre essa questão e as novidades nos tratamentos disponíveis, o programa Temática da Tua Rádio Cacique recebeu a médica ginecologista, integrante do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dra. Andréia Jacobo.

Durante a entrevista, a Dra. Andréia explicou que a endometriose é uma doença ginecológica benigna, porém, inflamatória, que se manifesta principalmente através de cólicas menstruais intensas e dores pélvicas fora do período menstrual. Ela ressaltou que essa condição pode afetar significativamente a qualidade de vida das mulheres, interferindo em suas atividades cotidianas, trabalho, estudos e até mesmo nas relações sociais e sexuais.

A médica destacou também a importância de não normalizar a dor menstrual intensa, pois o atraso no diagnóstico da endometriose é comum devido à ideia equivocada de que sentir dor durante o período menstrual é algo natural para as mulheres.

Sobre os métodos de diagnóstico, a Dra. Andréia enfatizou a importância das consultas ginecológicas regulares, onde durante o exame físico é possível identificar sinais que podem levar ao diagnóstico precoce da doença.

Quanto ao tratamento, a médica explicou que existem opções clínicas e cirúrgicas, dependendo dos objetivos da paciente e da gravidade da doença. Ela também abordou a utilização de tecnologias avançadas, como a cirurgia assistida por robótica, que proporciona uma abordagem menos invasiva e uma recuperação mais rápida.

Durante a entrevista, foram esclarecidas dúvidas comuns, como o uso de anticoncepcionais no tratamento da endometriose, o impacto da doença na fertilidade e os efeitos dos medicamentos utilizados no tratamento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais