Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

RS tem alerta de transmissão comunitária da variante P.1 da Covid-19

por Rudimar Galvan

Vigilância Sanitária registrou 13 casos que não podem ser relacionados com viagens de outros lugares

Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira, a transmissão comunitária da variante P.1 da Covid-19. Foram identificados 21 casos de pessoas residentes em Porto Alegre com a nova variante.

Em 13 dos 21 casos não foi possível estabelecer contato com pessoas que tenham viajado para localidades específicas –caracterizando a transmissão comunitária. A informação foi divulgada em um alerta epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme a Diretoria de Vigilância em Saúde, a detecção foi realizada na pesquisa em parceria com o Hospital de Clínicas que busca descrever o perfil genômico do coronavírus.

Em 5 casos, a investigação preliminar identificou relação com pessoas vindas de locais com circulação de P.1. Os demais três casos seguem em investigação quanto à fonte de infecção. Os  dados da pesquisa  também  relatam outros 4 exames com sequenciamento genômicos para P.1. que permanecem em investigação.

A cepa P.1 ainda é alvo de estudos, mas aponta para uma maior taxa de transmissão. Há também pesquisas preliminares que indcam maior resistência a vacinas e, ainda, diminuição da resposta imunológica adquiria por quem já contraiu a Covid-19 e se recuperou, podendo levar a reinfecções.

Informações: CP

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais