Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vereadora Márcia questiona ações do município no combate à pandemia

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi

Criada no final do mês de Julho, através da solicitação da vereadora Márcia do Carmo (PSB), por meio do Requerimento Escrito nº 108/2020, a Comissão Externa para Acompanhar a Evolução da Pandemia da Covid-19 em Lagoa Vermelha encerrou seus trabalhos na tarde da última quinta-feira, dia 26.

Instaurada com o objetivo de discutir as medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus, a Comissão também buscou combater a disseminação e avanço do vírus através da proposição de ações e do acompanhamento ao desenvolvimento dessas condutas.

A Comissão foi formada pelos vereadores Márcia do Carmo/presidente (PSB), Vicente Durigon/ vice-presidente (PDT), Braulio Guedes (PTB), Ruth Beatriz Bussoloto (PP), Valdemar Merib de Chaves (DEM) e Ricardo da Rosa (MDB).

Dentre os trabalhos realizados pelos parlamentares, está o envio de ofício à Administração Municipal, no início de agosto, com sugestões e questionamentos sobre os trabalhados desenvolvidos. Dentre eles: qual a origem dos recursos recebidos pela Administração e pelo Hospital São Paulo e onde foram e estão sendo usados; qual a avaliação da Administração em relação aos protocolos para fortalecimento da imunidade, como uso da vitamina D; e qual a programação de campanha que está sendo desenvolvida no município.

De acordo com a vereadora Márcia do Carmo, até o momento, dia 27 de novembro, o Executivo Municipal não enviou resposta à Comissão. A parlamentar destaca que não é função do Poder Legislativo executar ações pois essa é atribuição do Poder Executivo, e que a criação da Comissão foi a maneira legal de contribuir com o cenário da pandemia no município.

Em paralelo ao ofício encaminhado à Administração Municipal, a Comissão também desenvolveu um boletim diário com informações relativas à evolução da COVID-19 no município, com o objetivo de alertar a população.

O Boletim continha gráficos com os números oficiais e números subestimados, de acordo com a Pesquisa Científica Epicovid-19 UFPEL e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, bem como um panorama do número de casos registrados por dia. O Boletim foi divulgado no Facebook e Instagram oficiais da Câmara de Vereadores.

De acordo com a presidente da Comissão, o motivo da extinção da Comissão Externa para Acompanhar a Evolução da Pandemia da Covid-19 foi em questão da negativa por parte do Executivo Municipal, no encaminhamento das informações e sugestões enviados pelos vereadores, tornando assim a existência da Comissão obsoleta.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, na manhã desta terça-feira (01/12), a vereadora Márcia do Carmo avaliou o trabalho realizado e falou sobre o fim das atividades. Ouça.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais