Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra a gripe em Lagoa Vermelha busca imunização estratégica

Baixar Áudio por Luiz Calderan

A liberação de vacinas para os demais públicos depende das orientações do Ministério da Saúde

Gabriela Pomatti e Flávia Dalcastelli
Foto: Paulo Silva/Tua Rádio Cacique

A campanha de vacinação contra a gripe em Lagoa Vermelha teve início em 25 de março, com uma antecipação em relação aos anos anteriores. Segundo Gabriela Pomatti, coordenadora de enfermagem, a decisão do Ministério da Saúde foi estratégica, considerando a importância de imunizar a população antes da chegada do inverno, período propício para a propagação da doença. A profissional comentou sobre a sequência da campanha. Ouça a entrevista. 

Embora a procura pela vacina esteja baixa, Gabriela falou que a população deve se conscientizar sobre a imunização. As doses estão sendo recebidas em remessas, conforme a disponibilidade do Ministério da Saúde, e a primeira etapa da campanha, está programada para continuar até 31 de maio. 

Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, profissionais de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, pressão alta, bronquite, asma), pessoas imunodeprimidas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário e coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade.

Gabriela também comentou sobre a importância de imunizar as crianças que receberão a vacina pela primeira vez, enfatizando que elas precisarão de duas doses, conforme orientação da faixa etária. 

A coordenadora da vigilância epidemiológica, Flávia Dalcastelli, declarou que com a proximidade do inverno e o surgimento de casos de resfriados, os sintomas da gripe podem ser confundidos com os da COVID-19. No entanto, graças à vacinação, os casos de COVID-19 têm sido mais amenos na região. 

A liberação de vacinas para os demais públicos depende das orientações do Ministério da Saúde. Gabriela salientou a importância de atualizar as vacinas anualmente, pois o vírus da gripe passa por mutações. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais