Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Árvore de Natal deve ser montada neste domingo, 03/12

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Em entrevista, padre Lindomar dos Santos explicou significado dos principais símbolos natalinos

Foto: Canva

Com a chegada do mês de dezembro, as festividades de final de ano começam a ganhar espaço em nossas casas. Uma tradição comum nesse período é a montagem da árvore de Natal. Conforme o pároco da Matriz São Paulo Apóstolo de Lagoa Vermelha, padre Lindomar dos Santos, a montagem do “pinheirinho” deve ocorrer no primeiro domingo do Advento, que neste ano será no domingo, dia 3 de dezembro.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o religioso também explicou o significado de alguns símbolos do Natal, como o Presépio, montado pela primeira vez por São Francisco de Assis no ano de 1223. O presépio representa o nascimento de Jesus e é uma tradição que começou nas igrejas, sendo depois levada para as casas das famílias. São Francisco introduziu personagens como os animais do estábulo, os reis magos, o anjo e a estrela, elementos que hoje são essenciais nos presépios natalinos.

O padre destacou o significado de outros itens utilizados na árvore de Natal. As bolas, por exemplo, que no passado eram frutos verdadeiros, representam hoje frutos de boas ações. A árvore, geralmente um pinheiro, tem como origem a tradição alemã trazida por Martinho Lutero no século 17, representando a vida e a esperança.

Dando ênfase aos símbolos religiosos, o padre mencionou a coroa do advento, composta por quatro velas que simbolizam as quatro semanas desse período litúrgico, e a guirlanda, colocada nas portas como sinal de boas-vindas aos visitantes. Além disso, ressaltou a figura de São Nicolau, bispo caridoso que inspirou o personagem do Papai Noel. Ouça a entrevista e saiba mais.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais